18/10/2023 - Conselho de Ética aprova arquivamento das representações em desfavor dos Deputados Glauber Braga e Ricardo Salles

O Conselho de Ética reuniu-se nesta quarta (18) para discutir e votar os Pareceres Preliminares em desfavor dos Deputados Glauber Braga, Célia Xakriabá, Sâmia Bomfim, Abílio Brunini, André Fernandes, Ricardo Salles e Zucco.

O Presidente, Deputado Leur Lomanto Júnior, deu início à apreciação do item referente à Representação nº 17/23, em desfavor do Deputado Glauber Braga, passando diretamente a palavra ao Relator, Deputado Albuquerque, para a continuação da leitura do Voto, interrompida na reunião do dia 4/10, em função do início da Ordem do Dia da Sessão do Congresso Nacional. Após a defesa oral do representado e o encerramento da discussão, o Presidente deu início à votação do Parecer Preliminar, que recomendou o arquivamento da representação, o qual foi aprovado por 11 votos favoráveis e 1 contrário.

Em razão da ausência dos Relatores, o Presidente retirou de pauta os itens referentes às representações nº 9/23, 10/23, 18/23 e 19/23 em desfavor das Deputadas Célia Xakriabá, Sâmia Bomfim, Abílio Brunini e André Fernandes, respectivamente.

Passando ao item referente à Representação nº 20/23, em desfavor do Deputado Ricardo Salles, o Relator, Deputado Gabriel Mota, fez a leitura do Parecer Preliminar, que recomendou o arquivamento da representação, e o representado fez sua defesa oral. Encerrada a discussão da matéria, o Presidente deu início à votação do Parecer Preliminar, o qual foi aprovado por 10 votos favoráveis e 3 contrários.

Considerando que os relatores dos processos referentes às Representações nº 21 e 22/23 estavam ausentes, o Presidente encerrou a reunião.