Conselho de Ética aprova arquivamento das representações em desfavor das Deputadas Juliana Cardoso e Talíria Petrone
O Conselho de Ética reuniu-se nesta terça (5) para discutir e votar os Pareceres Preliminares em desfavor dos Deputados Juliana Cardoso, Márcio Jerry, Talíria Petrone, Eduardo Bolsonaro, Célia Xakriabá, Sâmia Bomfim, Érika Kokay e Fernanda Melchionna.
O Presidente, Deputado Leur Lomanto Júnior, deu início ao item referente à Representação nº 5/23, em desfavor da Deputada Juliana Cardoso. Como na reunião anterior o Parecer Preliminar já havia sido lido, a representada havia feito sua defesa e a discussão havia sido finalizada, o Presidente passou diretamente à votação do Parecer Preliminar, que recomendou o arquivamento da representação, tendo sido aprovado por 13 votos favoráveis e 2 contrários.
Como o Deputado Ricardo Maia, relator do processo referente à Representação nº 2/23, em desfavor do Deputado Márcio Jerry, encontrava-se em licença médica, o Presidente retirou, de ofício, o item da pauta.
Em relação à Representação nº 6/2023, em desfavor da Deputada Talíria Petrone, o Presidente passou a palavra ao relator, Deputado Rafael Simões, para a leitura do Voto, o qual recomendou o arquivamento, já que o Relatório já havia sido lido na reunião anterior. Após a defesa da representada, o Presidente deu início à votação do Parecer Preliminar, o qual foi aprovado por 11 votos favoráveis e 2 contrários.
O Presidente, então, passou ao item referente à Representação nº 7/2023, em desfavor do Deputado Eduardo Bolsonaro. O relator, Deputado Josenildo, fez a leitura do Parecer Preliminar, que recomendou o arquivamento da representação. Após a defesa do representado por meio de sua advogada, o Presidente declarou aberta a discussão, momento em que o Deputado Chico Alencar pediu vista do processo.
Em seguida, o Presidente informou a ausência dos Relatores dos processos referentes às Representações nº 9, 10, 11, 12 e 13/23, motivo pelo qual encerrou a reunião.