Conselho de Ética aprecia pareceres preliminares em desfavor de deputados
O Conselho de Ética reuniu-se nesta quarta-feira (8) para apreciar pareceres preliminares referentes aos processos em desfavor dos deputados: Eduardo Bolsonaro, Delegado Éder Mauro, Gilvan da Federal, André Janones, Gustavo Gayer, Lindbergh Farias, Guilherme Boulos.
Em função de aprovação de requerimento de inversão de pauta, o Presidente, deputado Fabio Schiochet, passou à apreciação do item referente à Representação n° 22/25, em desfavor do deputado Eduardo Bolsonaro, cujo parecer preliminar do relator, deputado Delegado Marcelo Freitas, sugeriu o arquivamento da Representação. A defesa do representado foi proferida por defensor “Ad hoc” e foi concedida vista conjunta do processo aos deputados Chico Alencar, Welter e Dimas Gadelha.
No item seguinte, referente à Representação n° 11/25, em desfavor do deputado Delegado Eder Mauro, o relator, deputado Albuquerque, fez a leitura do seu parecer preliminar, recomendando o arquivamento da representação. O representado fez a sua defesa e foi concedida vista ao deputado Chico Alencar.
Na sequência, passou-se ao item referente à Representação n° 10/25, em desfavor do deputado Gilvan da Federal. O deputado Albuquerque, relator, fez a leitura do parecer preliminar pelo arquivamento da representação e foi concedida vista do processo ao deputado Welter.
No item seguinte, referente à Representação n° 4/25, em desfavor do deputado André Janones, o relator, deputado Zé Haroldo Cathedral, fez a leitura do parecer preliminar o qual recomendou o arquivamento da representação. O advogado, Dr. Lucas Marques, fez a defesa do representado e o parecer preliminar foi aprovado por 9 votos favoráveis e 4 contrários.
Dando continuidade à pauta, o Presidente, passou ao item referente à Representação n° 6/25, em desfavor do deputado Gustavo Gayer. O deputado Fausto Santos Jr, relator, procedeu à leitura do seu parecer preliminar, o qual recomendou o arquivamento da representação. O representado fez a sua defesa e o parecer preliminar foi aprovado por 9 votos favoráveis, 6 contrários e 1 abstenção.
Em seguida, passou-se ao item referente à Representação n° 8/25, em desfavor do deputado André Janones. O relator, deputado Fausto Santos Jr, fez a leitura do parecer preliminar, o qual recomendou a admissibilidade da representação. O advogado, Dr. Lucas Marques, fez a defesa do representado e foi concedida vista para o deputado Paulo Lemos.
Na sequência, referente à Representação n° 9/25, em desfavor do deputado Lindbergh Farias, o relator, deputado Fernando Rodolfo, fez a leitura do seu parecer preliminar, que recomendou a admissibilidade da representação e foi concedida vista ao deputado Paulo Lemos.
Em apreciação do item referente à Representação n° 12/25, em desfavor do Lindbergh Farias, o relator, deputado Fábio Costa, fez a leitura do parecer preliminar, que recomendou a admissibilidade da representação e foi concedida vista ao deputado Dimas Gadelha.
Na sequência, referente ao item da Representação n° 13/25, em desfavor do deputado Guilherme Boulos, o relator, deputado Fausto Santos Jr, fez a leitura do seu parecer preliminar, o qual recomendou a admissibilidade da representação. Foi concedida vista conjunta aos deputados Dimas Gadelha e Paulo Lemos.
Por fim, em deliberação do item referente à Representação n° 14/25, em desfavor do deputado André Janones, o relator, deputado Castro neto, fez a leitura do parecer preliminar, o qual recomendou o arquivamento da representação. O advogado, Dr. Lucas Marques, procedeu à defesa do representado e, no momento da votação, em razão do início da Ordem do Dia, o Presidente precisou encerrar a reunião.