Atribuições
A Diretoria de Inovação e Tecnologia da Informação (Ditec) realiza atividades estratégicas, normativas, de planejamento e executivas relacionadas à Inovação e Tecnologia da Informação na Câmara dos Deputados.
Provê soluções de informática para apoio ao processo legislativo, à atuação parlamentar e ao cidadão; presta atendimento e suporte aos gabinetes parlamentares e aos demais órgãos internos; e gerencia o parque computacional e as redes de comunicação da Câmara.
A Ditec é composta pelas seguintes áreas:
Coordenação de Administração de Infraestrutura de TIC
Planeja, implementa e gerencia a infraestrutura tecnológica da Câmara dos Deputados. Administra os data centers, a rede de dados cabeada e sem fio; provê acesso corporativo à Internet aos colaboradores e visitantes; administra bancos de dados; promove os procedimentos e políticas de backup e recuperação de dados; e conduz processos de compra e contratação relacionados à infraestrutura tecnológica.
Coordenação de Atendimento aos Usuários de Serviços de TIC
Presta atendimento e suporte aos usuários para a utilização de soluções de tecnologia; é responsável pela compra e fiscalização de produtos e serviços de tecnologia.
Coordenação de Inovação, Governança e Estratégia Digital
Planeja e coordena a execução de processos, serviços, decisões gerenciais e gestão de riscos dentro da diretoria. Promove ações de fomento à inovação. Faz a gestão de informações operacionais, táticas e estratégicas de tecnologia da informação.
Coordenação de Soluções Digitais para Comunicação, Interação e Transparência à Sociedade
Responsável pelo relacionamento entre a Diretoria de Tecnologia e as áreas responsáveis pela comunicação, transparência e relacionamento com o cidadão. Identifica necessidades e provê soluções tecnológicas para essas áreas.
Coordenação de Soluções de TIC para a Área Legislativa
Responsável pelo relacionamento entre a Diretoria de Tecnologia e as áreas legislativas, desenvolve e integra sistemas informatizados que apoiam os processos legislativos. Fiscaliza o desenvolvimento de sistemas contratados de terceiros.
Coordenação de Soluções de TIC para as Áreas Política e Administrativa
Responsável pelo relacionamento entre a Diretoria de Tecnologia e os órgãos da Mesa Diretora, as lideranças partidárias, os gabinetes parlamentares e as áreas administrativas da Câmara. Identifica necessidades e provê soluções tecnológicas para essas áreas.
Coordenação de Soluções de TIC para a Área de Recursos Humanos
Responsável pelo relacionamento entre a Diretoria de Tecnologia e a Diretoria de Recursos Humanos, acompanha o andamento de projetos e atividades relacionados ao tema e prospecta tecnologias que otimizem o trabalho das áreas atendidas pela coordenação.
Coordenação do Sistema Eletrônico de Votação
Gerencia e opera os sistemas relacionados à marcação de presença, votações e eleições no Plenário e nas comissões. Provê informações de presença e de votação a partir dos registros em sistema e orienta os deputados sobre seu uso.
Serviço de Acessibilidade e Experiência do Usuário
Atua na definição de requisitos relacionados a arquitetura da informação, usabilidade, acessibilidade, experiência do usuário e aderência aos padrões de Internet.
Suas atribuições estão definidas no Ato da Mesa nº 215 de 2017.