Departamento de Taquigrafia, Revisão e Redação

Ao Departamento de Taquigrafia, Revisão e Redação compete planejar, organizar e dirigir as atividades pertinentes ao registro taquigráfico, revisão e redação final dos pronunciamentos e debates ocorridos no Plenário principal, nas Comissões Técnicas e, por determinação do Presidente da Casa, em outros eventos que envolvam assuntos relacionados com as atividades legislativas da Câmara dos Deputados; elaborar e divulgar as súmulas de discursos; manter sistemas de armazenamento e recuperação de informações relativas a pronunciamentos parlamentares e atividades típicas de registro taquigráfico.

Cópias dos discursos (lidos e de improviso) proferidos nas sessões plenárias da Câmara dos Deputados são imediatamente enviadas ao Comitê de Imprensa, à Secretaria de Comunicação Social e, a pedido, em caso de urgência, a parlamentares, lideranças partidárias e órgãos da Casa.

O próprio Deputado pode fazer a revisão de seus pronunciamentos e apartes, observadas as disposições regimentais. Para isso deve comunicar sua pretensão no mesmo dia ao Departamento, que fornecerá a transcrição respectiva. Caso o discurso não seja devolvido dentro de cinco sessões, a Taquigrafia dará à publicação o texto sem revisão do orador. (Art. 98, § 2º, Regimento Interno).

Diariamente, a partir das nove horas, é colocado à disposição dos interessados cópia do sumário dos discursos proferidos nas sessões plenárias do dia anterior, bem como ementa das proposições apresentadas. Esse material pode ser acessado pela Internet no seguinte endereço: www.camara.gov.br .

Os discursos proferidos nas sessões plenárias da Casa são sumulados e indexados pelo Departamento, por data, orador e assunto, integrando o banco de dados denominado "Discursos", o qual pode ser acessado pela Intranet. O Deputado pode obter pesquisas de pronunciamentos por assunto, com o texto integral das notas taquigráficas ou do Diário da Câmara dos Deputados, além das súmulas das questões de ordem levantadas e o histórico da sua atividade parlamentar.

Em parceria com a Coordenação de Audiovisual, o DETAQ também atenderá a solicitações de notas taquigráficas mediante disponibilização, em CD — MP3, do áudio de reuniões em Comissão e outros eventos

Diretor: JOSÉ OLIVEIRA ANUNCIAÇÃO

Localização: Anexo II — 1º subsolo

Telefones: (0xx61) 3216-5900 / 3216-5901

Fax: (0xx61) 3216-5915

E-mail: detaq@camara.gov.br

O DETAQ possui, em sua estrutura, os seguintes órgãos:

  • Coordenação de Registro Taquigráfico
  • Coordenação de Revisão
  • Coordenação de Redação Final
  • Coordenação de Histórico de Debates
  • Serviço de Administração

Coordenação de Registro Taquigráfico

Compete à Coordenação de Registro Taquigráfico proceder ao acompanhamento, ao registro taquigráfico e à decifração dos pronunciamentos e debates ocorridos no Plenário principal da Casa, nas Comissões e em eventos que envolvam assuntos relacionados com as atividades legislativas da Câmara dos Deputados.

Localização: Anexo II — Térreo

Telefone: (61) 3216-5921 / 3216-5930

E-mail: cotaq.detaq@camara.gov.br

Coordenação de Revisão

À Coordenação de Revisão compete proceder à revisão dos pronunciamentos e debates ocorridos no Plenário principal da Casa, nas Comissões e em eventos que envolvam assuntos relacionados com as atividades legislativas da Câmara dos Deputados, bem como elaborar o sumário das sessões plenárias.

Localização: Anexo II, 1º Subsolo

Telefone: (61) 3216-5940

E-mail: revisão.detaq@camara.gov.br

Coordenação de Redação Final

À Coordenação de Redação Final compete proceder à redação final dos pronunciamentos e debates ocorridos no Plenário principal da Casa, nas Comissões e em eventos que envolvam assuntos relacionados com as atividades legislativas da Câmara dos Deputados. Compete também a esta Coordenação a revisão e redação final dos discursos encaminhados dos gabinetes, lidos ou não em plenário, cuja publicação for autorizada; a elaboração do sumário das reuniões em Comissão; a redação final do sumário das sessões plenárias; a publicação na Internet da redação final das sessões plenárias da Câmara dos Deputados; a manutenção de arquivo corrente dos registros com redação final; o encaminhamento dos trabalhos finais do Banco de Dados do DETAQ e aos órgãos responsáveis pela publicação.

Localização: Anexo II — 1º subsolo

Telefone: (61) 3216-5960

E-mail: corfi.detaq@camara.gov.br

Coordenação de Histórico de Debates

À Coordenação de Histórico de Debates compete elaborar a indexação de discursos ocorridos no Plenário e nas Comissões; coordenar as atividades de criação, armazenamento, recuperação, transmissão e controle dos dados produzidos com base em discursos.

Localização: Anexo II — 2º subsolo

Telefone: (61) 3216-5975

E-mail: cohid.detaq@câmara.gov.br

Serviço de Administração

É responsável por todas as atividades de caráter administrativo do DETAQ, como o controle do afastamento do pessoal, apuração de freqüência, expedição e arquivo de documentos, controle de andamento dos processos, requisição, controle e distribuição do material permanente e de expediente.

Localização: Anexo II — 2º subsolo

Telefone: (61) 3216-5911 / 3216-5912

E-mail: serad.detaq@camara.gov.br