Ficha Técnica
Entrevistado: João Baptista Ramos
Ex-deputado por 5 legislaturas, ex-Presidente da Arena, ex-Ministro e ex-Presidente do Tribunal de Contas da União. Foi relator do Projeto da Lei Orgânica da Previdência Social. Participou, como relator, da Comissão Parlamentar de Inquérito sobre o pinho do Paraná. Foi Ministro do Trabalho, Indústria e Comércio no governo do Presidente Juscelino Kubitschek. Participou da campanha do General Lott à Presidência da República; Apoiou a Emenda Pila que defendia a implantação do Parlamentarismo no Brasil; Foi Presidente da Comissão Especial que discutiu sobre o Código de Processo Civil. Assumiu a Presidência da Câmara em nov/66, quando houve a instauração do AI nº 02 e, novamente, em 67.
Entrevistadores: Tarcísio Holanda, Ana Maria Lopes de Almeida e Ivan Santos.
Contexto: a TV Câmara promoveu uma série de entrevistas com depoimentos de personalidades que se destacaram no cenário da história política recente do país, os quais contribuíram com a narração de fatos e episódios que permearam os acontecimentos histórico-políticos e que não estão registrados nos livros e na imprensa oficial. O material foi resgatado para publicação e será incorporado à série “Memória Política”.
Data: 12/09/2000
Duração: 1 hora e 29 minutos
Tópicos: sua família e seus estudos na Faculdade de Direito do largo do São Francisco, seu trabalho como Jornalista e ingresso na política e Liderança no PTB; a relatoria do Projeto da Lei Orgânica da Previdência Social; a sua participação na relatoria da CPI do pinho; o período que exerceu o cargo de Ministro do Trabalho do governo de Juscelino Kubitschek; quando houve o lançamento, nessa época, do programa: “Visitei Brasília e conheci as metas”, para aquelas pessoas que não podiam viajar para conhecer Brasília; participação na campanha do General Lott à Presidência; a implantação do Sistema Parlamentarismo no Brasil; discussão e aprovação do novo Código de Processo Civil; eleição ao cargo de vice-presidente da Câmara em 1966; cassação de 06 deputados pelo regime militar e instauração do recesso do Congresso Nacional; condução ao cargo de Presidente da Câmara em 1967; instauração do AI nº 05, em 1968; a eleição para a presidência da Arena; a Lei Orgânica dos Partidos Políticos;