Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Portal da Câmara dos Deputados

  • Acessível em Libras
  • Retorne o texto ao tamanho normal
  • Aumente o tamanho do texto

Navegação Global

Câmara dos Deputados
Você está aqui: Página Inicial > Sobre o Portal

Sobre o Portal

O Portal da Câmara dos Deputados é reconhecido pela Organização das Nações Unidas como detentor de uma das mais avançadas soluções tecnológicas de registro e publicação de debates legislativos no cenário internacional. Este reconhecimento é fruto de um trabalho iniciado em 1997, quando foi criada a primeira versão do site da Câmara na Internet. Desde então, a instituição vem se dedicando a estudos que visam ao aperfeiçoamento de seus canais de comunicação e interação com a sociedade.

A missão do Portal é prover ao cidadão amplo acesso às informações do Poder Legislativo e promover a participação popular no processo democrático.

Em 2004, os conteúdos foram reunidos em forma de portal, sob as diretrizes de um comitê gestor criado com a missão de zelar pela manutenção de seus requisitos de usabilidade e acessibilidade, de sua identidade visual e correta atualização. O Comitê Gestor do Portal da Câmara dos Deputados é formado por servidores da Casa que representam a Diretoria-Geral e as áreas de comunicação, documentação e informática. 

Diante dos novos recursos tecnológicos, a Câmara dos Deputados promoveu, em abril de 2010, reformulações significativas em seu portal, numa demonstração de compromisso com a busca da transparência na divulgação das informações de interesse público. Entre os serviços que aproximam o cidadão do trabalho parlamentar, está uma pesquisa rápida que permite acesso à agenda de votações no Plenário e nas comissões, ao texto das proposições em tramitação, às leis já aprovadas e à programação de eventos. Também é possível conferir a lista de presença dos deputados e o resultado das votações.

Além de poder acompanhar ao vivo as sessões plenárias pela TV Câmara, o internauta tem acesso à exibição simultânea, em tempo real, de todas as reuniões, votações e audiências públicas. Essas imagens são captadas pelo sistema WEBCâmara, que conta com câmeras de vídeo nos diferentes espaços públicos da Casa. Todos os discursos ficam registrados, na íntegra, em notas taquigráficas e arquivos de áudio.

Fonte primária de informação para os principais veículos de comunicação do país, o portal da Câmara reservou mais espaço para as notícias. À Agência Câmara cabe a divulgação do resultado das votações, reuniões e acordos políticos. O usuário que deseja pode se cadastrar para comentar as notícias e receber boletins com as informações mais recentes. Debates, seminários, exposições, estudos técnicos e estreias de programas de rádio e TV também ganharam destaque nas reportagens especiais que trazem links para arquivos multimídia. 

A área denominada “Transparência” permite acesso direto ao serviço Acompanhe seu Deputado e muitas informações públicas tais como contratos de compra, editais de licitação, obras em andamento, dados abertos, prestação de contas sobre a utilização das cotas parlamentares. Na opção “Responsabilidade Social” estão listados todos os programas da Câmara voltados para o uso sustentável de recursos, preservação do meio ambiente, promoção da cidadania e capacitação para o trabalho.

Em 2012, foi realizada uma avaliação do Portal da Câmara dos Deputados, por meio de uma pesquisa feita por um grupo de estudos em Democracia Digital do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília, coordenada pelo cientista político e pesquisador Max Stábile, com o objetivo de avaliar os serviços disponíveis no Portal e mapear o perfil dos seus usuários. O resultado demonstrou que, para 13% dos 1.603 usuários consultados por meio de um questionário veiculado no Portal da Câmara, as informações encontradas no site são muito confiáveis; 68% as consideram confiáveis e 15%, pouco confiáveis. A maioria (68%) acessa o Portal da Câmara principalmente para fins de cidadania, ao passo que 24% navegam no portal para obter informações necessárias a demandas profissionais.

Em 2013, o Portal passou a contar com uma nova ferramenta para facilitar o compartilhamento de conteúdos nas redes sociais. 

O Portal da Câmara dos Deputados foi projetado e tem sido aperfeiçoado para o cidadão, de modo a tornar sua experiência no site produtiva e eficaz. A satisfação do usuário é a força motriz para o trabalho de aprimoramento que tem sido realizado. Comentários, sugestões ou relatos de experiências pessoais ao visitar o Portal da Câmara dos Deputados podem ser registrados por meio do Fale Conosco

Informações de Apoio

Mapa do Portal