Legislação Informatizada - PROCLAMAÇÃO DE 17 DE JUNHO DE 1822 - Publicação Original
Veja também:
PROCLAMAÇÃO DE 17 DE JUNHO DE 1822
O Principe Regente convida os Povos da Bahia a reconhecerem a sua autoridade.
AMIGO BAHIANOS.
O Meu amor ao Brazil, e o desejo de vos felicitar Me chamam, e a vós vos convidam a seguirdes o mesmo trilho de vossos irmãos Brazileiros.
Os sacrificios por Mim de bom grado feitos, em honra do grande Brazil, e a verdade que rege Meu Coração Me instam a dizer-vos - Bahianos é tempo... sim é tempo de surgir entre vós a honra (divisa do Brazil), de desterrar o medo, e fazer apparecer o valor, e intrepidez dos invictos, e immortaes Camerões.
Vós sois doceis, candidos, e francos, a prova é terdes-vos entregado nas mãos de facciosos, sectarios de outros, no dia 10 de Fevereiro de 1821, em que os estragos, e insultos, que hoje soffreis começaram (lancemos sobre isto um véo; todos fomos enganados), nós já conhecemos o erro, e nos emendamos, vós o conheceis agora, cumpre, para não serdes traidores á Patria, fazer o mesmo.
Vós vêdes a marcha gloriosa das Provincias colligadas, vós quereis tomar parte nella, mas estais aterrados pelos invasores: Recobrai animo.
Sabei que as tropas commandadas pelo infame Madeira, são susceptiveis de igual terror: haja coragem, haja valor.
Os honrados Brazileiros preferem a morte á escravidão, vós não sois menos; tambem o deveis fazer para comnosco entoardes Vivas á Independencia moderada do Brazil, ao nosso bom, e amavel Monarcha El Rei o Senhor D. João VI, e á nossa Assembléa Geral Constituinte e Legislativa do Reino do Brazil. 17 de Junho de 1822.
PRINCIPE REGENTE.
- Coleção de Leis do Império do Brasil - 17/6/1822, Página 124 Vol. 1 pt I (Publicação Original)