Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Página Inicial / Deputados / Quem são / Informações Eleitorais

Informações Eleitorais

O Sistema de Informações Eleitorais — SIELE  é uma ferramenta de informações sobre as eleições de 2010, 2012, 2014 e 2016. De iniciativa da Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados, o sistema foi desenvolvido pelo Centro de Informática da Casa. Os dados foram extraídos da base do Tribunal Superior Eleitoral — TSE e trabalhados por meio de uma aplicação de inteligência de negócios, a qual permite a geração de relatórios e comparações, que não estão disponíveis por meio da consulta direta ao TSE. O CEDI administra o atendimento ao usuário.

Os painéis do SIELE  permitem a consulta analítica de informações sobre candidatos, eleitos e derrotados, gastos com as campanhas eleitorais e resultados das urnas. As pesquisas podem ser realizadas por diferentes filtros, como cargo, partido, sexo, UF e municípios.

O sistema apresenta os seguintes tipos de informações, organizadas em diferentes painéis:

a) Informações sobre Candidatos: dados retirados das declarações dos candidatos no momento do registro da candidatura. Só foram considerados os candidatos aptos pelo TSE, ou seja aqueles cujo pedido de registro se encontra em um dos seguintes estados: "Deferido", "Indeferido com recurso", "Deferido com recurso", "Substituto de majoritário pendente de julgamento", "Cassado com recurso" ou "Cancelado com recurso". O SIELE disponibiliza as seguintes informações sobre candidatos: sexo, raça ou cor, ocupação e escolaridade (raça só a partir de 2016);

b) Informações sobre Resultados: dados retirados das urnas eletrônicas de votação, tais como resultados gerais, votos nominais e votos de legenda.

c) Informações sobre movimentação financeira: dados retirados das prestações de contas dos candidatos, comitês e partidos. O SIELE disponibiliza as seguintes informações:

  • sobre gastos - total de gastos declarados, tipos de gastos, gastos em dinheiro, gastos estimados em dinheiro, média de gastos dos eleitos, média de gastos dos não eleitos, média geral de gastos;
  • sobre receitas - receitas declaradas por cargo e partido, por tipo, por fonte de recurso e por espécie de recurso.

Até o momento, o SIELE disponibiliza informações das eleições de 2010, 2012, 2014 e 2016 dos seguintes cargos:

  • 2010: Deputado Estadual/Distrital, Deputado Federal, Senador (duas vagas por Estado), Governador e Presidente.
  • 2012: Prefeito e Vereador (excluídas as eleições suplementares).
  • 2014: Deputado Estadual/Distrital, Deputado Federal, Senador (uma vaga por Estado), Governador e Presidente.
  • 2016: Prefeito e Vereador (excluídas as eleições suplementares)

As informações foram retiradas do repositório online de dados eleitorais do TSE, disponível em: http://www.tse.jus.br/eleicoes/estatisticas/repositorio-de-dados-eleitorais . A elaboração dos relatórios de gastos de campanha contou com a colaboração dos professores Bruno Speck e Wagner Pralon Mancuso, do Programa de Pós-graduação de Ciência Política da Universidade de São Paulo (USP).

Clique aqui para acessar o sistema.

Dúvidas sobre a extração de relatórios, uso de filtros e controles de entrada, contatar: (61) 321 65777 (CORPI)

Problemas técnicos (demora excessiva, mau funcionamento), contatar: (61) 321 63926