Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Portal da Câmara dos Deputados

  • Acessível em Libras
  • Retorne o texto ao tamanho normal
  • Aumente o tamanho do texto

Navegação Global

Câmara dos Deputados
Você está aqui: Página Inicial > Deputados > Informações Eleitorais

Informações Eleitorais

O Sistema de Informações Eleitorais — SIELE  é uma ferramenta de informações sobre as eleições de 2010, 2012 e 2014. De iniciativa da Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados, o sistema foi desenvolvido pelo Centro de Informática da Casa. Os dados foram extraídos da base do Tribunal Superior Eleitoral — TSE e trabalhados por meio de uma aplicação de inteligência de negócios, a qual permite a geração de relatórios e comparações, que não estão disponíveis por meio da consulta direta ao TSE.

Os painéis do SIELE  permitem a consulta analítica de informações sobre candidatos, eleitos e derrotados, gastos com as campanhas eleitorais e resultados das urnas. As pesquisas podem ser realizadas por diferentes filtros, como cargo, partido, sexo, UF e municípios.

O sistema apresenta quatro tipos de informações, organizadas em diferentes painéis:

  • Informações sobre o perfil dos candidatos e sobre o perfil dos eleitos: esses painéis apresentam relatórios elaborados a partir das declarações dos próprios candidatos no momento do registro da candidatura, como escolaridade, sexo, raça ou cor.
  • Informações sobre resultados: relatórios com os dados das urnas eletrônicas de votação, como resultado geral, votos nominais e votos de legenda.
  • Informações sobre gastos de campanha: relatórios com dados das prestações de contas dos candidatos, comitês e dos partidos, os quais incluem o total do gasto declarado, a discriminação das despesas, gerais e separadas por eleitos e não eleitos, e o valor gasto em dinheiro.

Até o momento, o SIELE disponibiliza informações das eleições de 2010, 2012 e 2014 dos seguintes cargos:

  • 2010: Deputado Estadual/Distrital, Deputado Federal, Senador (duas vagas por Estado), Governador e Presidente.
  • 2012: Prefeito e Vereador (excluídas as eleições suplementares).
  • 2014: Deputado Estadual/Distrital, Deputado Federal, Senador (uma vaga por Estado), Governador e Presidente.

As informações foram retiradas do repositório online de dados eleitorais do TSE, disponível em: http://www.tse.jus.br/eleicoes/estatisticas/repositorio-de-dados-eleitorais . A elaboração dos relatórios de gastos de campanha contou com a colaboração dos professores Bruno Speck e Wagner Pralon Mancuso, do Programa de Pós-graduação de Ciência Política da Universidade de São Paulo (USP).

Clique aqui para acessar o sistema.

Informações de Apoio

Mapa do Portal