TOCANTINS A MESOPOTÂMIA BRASILEIRA - obras de Otoniel Fernandes

tocantins a mesopotamia brasileira - conviteOs 24 anos de criação do Estado do Tocantins são homenageados na exposição “Tocantins - A Mesopotâmia Brasileira”, do artista plástico Otoniel Fernandes.

 

Trinta e seis quadros pintados a óleo do artista plástico Otoniel Fernandes estão expostos no Salão Branco da Câmara dos Deputados e poderão ser vistos pelo público até o dia 28 de outubro.

Desde 2008, Otoniel retrata os rios Araguaia e Tocantins com técnica que reforça a luminosidade e o vigor cromático das pinturas. Ele é adepto da pintura ao ar livre e suas obras traduzem a espontaneidade do momento presenciado, além de expressar o afeto do pintor às paisagens e aos personagens. O artista dedica-se às paisagens brasileiras há 33 anos. Defensor dos rios, fez importantes projetos com exposições e livros inspirados no São Francisco, Parnaíba, Paraíba do Sul, Araguaia e atualmente o Rio Tocantins. Contrapondo as pinturas, serão apresentados também alguns poemas dos autores da região, que cantam de forma apaixonada e eloqüente os dois grandes rios que circundam o Tocantins. Segundo ele, sua inspiração surge a partir do momento em que olha e contempla a paisagem.

 

“O Estado do Tocantins é uma dádiva dessa grande mesopotâmia. Estamos totalmente inseridos dentro da bacia Araguaia-Tocantins. E todos nós vemos aumentada a responsabilidade do desenvolvimento, comprometido com a proteção desses dois generosos patrimônios naturais.”

 

Deputado Eduardo Gomes (PSDB – TO)

                 1º Secretário da Câmara dos Deputados

 

Otoniel Fernandes Neto nasceu em 1964, em Fortaleza – CE. Sua família mudou-se para Brasília em 1972, quando ele tinha oito anos de idade. Em 1979, começou a pintar no atelier do professor Aluísio Santana. Realizou sua 1ª exposição individual na Sede da AABB, Brasília, em 1982. Em 1983, começou a cursar Licenciatura em Artes Plásticas na UNB e, até 1995, fez dezenas de exposições individuais pelo país, e participou de vários Salões Nacionais. A partir de 1996, o artista começou a trabalhar exclusivamente com exposições temáticas e, desde então, publicou 10 livros de arte que catalogam essas exposições. Dentre suas obras temáticas, destaca-se a exposição em homenagem ao Centenário da Guerra de Canudos, com 50 pinturas inspiradas no livro de Euclides da Cunha, “Os Sertões”. Essas pinturas pertencem ao Museu da Casa Euclidiana, de São José do Rio Pardo – SP.

 

“Inspiração é viver. Quando estou no sertão, na beira de um rio, de uma praia; embarcado numa canoa ou numa jangada; proseando com os velhos vaqueiros e pescadores, não me falta inspiração, na verdade, muitas vezes me falta o tempo...”.

Otoniel Fernandes

 

 

SERVIÇO

 

Tocantins - A Mesopotâmia Brasileira Obras de Otoniel Fernandes.

 

SERVIÇO

Cerimônia de Abertura: 17 de outubro, às 17h

Visitação: de 8 a 28 de outubro de 2012

2ª a 2ª de 9h às 17h

Salão Branco do Congresso Nacional

Entrada franca