Rodrigo Maia vai a inauguração do centro de radiocirurgia do IEC

Pedido pela bancada do Rio, novo equipamento para tratamento de tumores cerebrais e doenças neurológicas é único em hospital público
15/09/2017 14h21

J.Batista

Rodrigo Maia vai a inauguração do centro de radiocirurgia do IEC

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, participou nesta sexta-feira (15) da apresentação do primeiro equipamento Gamma Knife a funcionar em um unidade pública de saúde do País, no Instituto Estadual do Cérebro, no centro do Rio de Janeiro. O aparelho é usado no tratamento de tumores cerebrais e outras doenças neurológicas, como o mal de Parkinson.

Rodrigo Maia agradeceu ao presidente Michel Temer, também presente no evento, por atender a um pedido da bancada do Rio e alocar recursos para o centro de radiocirurgia. “Mostramos a dificuldade que vivia o Instituto, e o presidente apoiou esse pleito dos cariocas e fluminenses”, afirmou.

Segundo observou Rodrigo Maia, a Saúde é a prioridade para o cidadão. “Claro que precisamos de muito mais. O governo tem esta preocupação e a nossa bancada em conjunto tem trabalhado para atender a sociedade do Rio e de todo o Brasil."
O projeto integral recebeu R$ 80 milhões em investimentos do Governo do Rio. O ministro da Saúde, Ricardo Barros, afirmou que o Ministério da Saúde formalizou neste mês um repasse anual de R$ 70 milhões por ano ao Instituto Estadual do Cérebro.


Cirurgia sem cortes
Considerado um equipamento revolucionário para o tratamento de pacientes de doenças neurológicas e oncológicas, o Gamma Knife permite cirurgias de alta complexidade sem abrir a caixa craniana. O equipamento atinge diretamente cânceres e tumores com a emissão de raios gama, sem necessidade de incisão ou perda de sangue.
Mais eficaz, o método poupa áreas normais do cérebro de doses significativas de radiação, evitando sequelas.

O Presidente
Presidente