Chegou ao fim, nesta terça-feira, 20 de Fevereiro, na Casa Parlamentar, o seminário de dois dias dedicado ao tema: Novas Técnicas de Transcrição.
Este seminário vem na sequência do Plano de Actividades da Associação dos Secretários-Gerais dos Países da Comunidade de Língua Portuguesa que incumbiu São Tomé e Príncipe para acolher em Fevereiro de 2024, o referido evento.
O
acto de encerramento foi presidido pelo Director de Serviços de Apoio Parlamentar e Documentação, Aykisse Lombá, que apesar ter feito um balanço positivo do evento, considera que, ainda assim, necessário se torna a valorização do capital humano nesta temática dada a sua especificidade.
Aykisse Lombá referiu que o encontro serviu para detectar os pontos fortes e os fracos dos distintos Parlamentos, e propor melhorias, tendo evidenciado o salto qualitativo dado pela Redacção do Parlamento São-tomense com o apoio de Portugal.
O representante da Guiné Equatorial, Emílio Nguema, na qualidade do país que detém a Presidência da Associação dos Secretários-Gerais dos Países de Língua Portuguesa, agradeceu as delegações presentes neste acto de troca de experiências e aprendizagem mútuas.
Novas Técnicas de Transcrição nos distintos Parlamentos da CPLP e debates, marcaram os dois dias de trabalho que foi aberto com a apresentação do tema Transformação Digital e a Desmaterialização dos Serviços Parlamentares.