Assembleia Nacional homenageou esta sexta-feira, 11 de Setembro, o Embaixador da República Popular da China, Wang Wei, numa sessão solene de despedida, uma vez que o diplomata termina a sua missão em São Tomé e Príncipe, marcada por substancial ajuda técnica, material e financeira transversal a mais variados sectores do Estado são-tomense.
O Presidente da Assembleia Nacional, Delfim Neves, no seu discurso, começou por expressar em seu nome e do Parlamento a “gratidão pelo alto nível de cooperação desenvolvido entre os dois países, particularmente no domínio dos Parlamentos” e prometeu “tudo fazer para manter de forma ininterrupta as excelentes relações de cooperação e de amizade entre os dois países e povos”.
O Líder da Casa das Leis de S.Tomé e Príncipe aproveitou o momento para oferecer um quadro ao Embaixador que retrata um dos actos culturais nacionais de grande expressão e reconhecimento internacional, o Tchiloli, pelo qual o homenageado agradeceu calorosamente.
A cerimônia contou também com o discurso da Presidente de Grupo de Amizade Parlamentar entre a República Popular da China e São Tomé e Príncipe, Deputada Ana Rita, que agradeceu “pelos apoios contínuos ao longo dos últimos anos e em particular na luta contra Covid-19, ao nosso País”.
O Diplomata Chinês, no seu discurso, disse que “essa homenagem mostra a boa relação existente entre os dois países e entre as Casas de Lei” de ambos Estados e afirmou-se “grato por ver que política de uma só China constitui um dos plenos consensos políticos entre os diferentes partidos dessa nobre Casa Parlamentar”.