Página Inicial Notícias CELEBRADO NOVO ANO CHINÊS NO PALÁCIO DOS CONGRESSOS

CELEBRADO NOVO ANO CHINÊS NO PALÁCIO DOS CONGRESSOS

Presidente Delfim Neves Felicita na Ocasião o Povo da Chinês
- Embaixador Wang Wei Congratula-se com Conquistas de Desenvolvimento da China e Promete Reforço da Cooperação Bilateral com S.Tomé e Príncipe

A Embaixada da China e o Grupo de Amizade de China em S.Tomé e Príncipe, realizarão uma sessão comemorativa do Ano Novo Chinês, na última quarta-feira, 22 de Janeiro. A comemoração contou com actividades culturais, um jantar de gala e discursos de ocasião, pronunciados pelo Presidente da Assembleia Nacional, Delfim Neves, e pelo Embaixador da China, Wang Wei.

A data é para a comunidade chinesa no mundo inteiro muito especial. Segundo o Embaixador Wang Wei, " esta data é momento de visão retrospectiva e onde nasce as esperança", adiantando que o "Ano 2020 é um ano de “Rato” e que segunda a cultura chinesa, é importante porque o rato representa "inteligência, fortuna porque sabem poupar os alimentos, representa trabalho e felicidade". Precisou serem esses os desejos muito acarinhado entre o povo chinês".

Tal como explicou o Embaixador chinês, "no ano 2019, a China alcançou um PIB 14 triliões de Dólares norte-americanos, 10 milhões Dólares PIB per capta. E não só". Explicou ainda que a grande conquista tecnológica foi a implantação de 5 G no uso na comunicação comercial. "Em 2020, a expectativa é a de construir uma sociedade moderadamente sustentável e acabar com a pobreza extrema na China".

O Diplomata chinês prevê que o seu país irá continuar a aprofundar as relações de amizade com outros povos, nomeadamente com o de S.Tomé e Príncipe.
Por seu lado, o Presidente da Assembleia Nacional, no seu discurso, felicitou o povo chinês pela comemoração de mais um ano novo e pelo desenvolvimento alcançado, em vários domínios. Presidente Delfim Neves reafirmou pela parte da Assembleia Nacional a total disponibilidade em estreitar os laços de amizade e cooperação parlamentar e contribuir para que o Governo transmita a mesma confiança e amizade.

Ao terminar o discurso, o Presidente do Parlamento são-tomense repetiu, tal como afirmou durante a sua viagem a China, o reconhecimento e a defesa de S.Tomé e Príncipe de “uma só China”.

O jantar foi rica em tradição milenar chinesa, tanto na culinária como em animação cultural, preenchida por danças e musicas da China.