Página Inicial Notícias O ORÇAMENTO GERAL DO ESTADO E AS GRANDES OPÇÕES DO PLANO PARA 2024 DERAM HOJE ENTRADA NA ASSEMBLEIA NACIONAL .

O ORÇAMENTO GERAL DO ESTADO E AS GRANDES OPÇÕES DO PLANO PARA 2024 DERAM HOJE ENTRADA NA ASSEMBLEIA NACIONAL .

A Presidente da Assembleia Nacional, Celmira Sacramento, recebeu na tarde desta sexta-feira, 15 de Dezembro, o Orçamento Geral do Estado e as Grandes Opções do Plano para o ano económico 2024.
Orçado em cerca de 178 milhões de euros, o Ministro do Planeamento, Finanças e Economia Azul, Ginésio da Mata, que depositou este importante instrumento na Casa Parlamentar, disse que a grande novidade prende-se com a recuperação económica.
Tratando-se de um orçamento formulado num contexto particular, esse governante disse que antevê um crescimento real da economia em torno de 2,9 porcento contrastando com uma contração que se prevê para 0.3 porcento.
O presente orçamento será assegurado pelos recursos internos em 62% e 38% por recursos externos, assegurou o ministro.
Um orçamento que segundo o pelouro das finanças são-tomense, não se vê beliscado com o facto de não se ter conseguido a assinatura do acordo com o FMI.
Testemunharam a entrega desses dispositivos, os três líderes parlamentares, nomeadamente José António Miguel, do ADI, Danilo Santos, do MLSTP/PSD, Beatriz Azevedo, da coligação MCI/PS-PUN, o Presidente da Segunda Comissão Especialidade Permanente, o Deputado Raúl Cardoso, Secretária Permanente da Mesa, Bilaine Ceita e o Secretário-geral da Assembleia Nacional, Domingos Boa Morte.
O ato decorreu no Salão Nobre do Parlamento São-tomense.