Você está aqui: Página Inicial Notícias Deputados afirmam que comunicação da Câmara ajuda a fortalecer democracia

Deputados afirmam que comunicação da Câmara ajuda a fortalecer democracia

A Câmara homenageou hoje a Secretaria de Comunicação (Secom), responsável por gerir o sistema de comunicação da Casa, e os 11 anos da Agência Câmara de Notícias. Para o presidente da Câmara, Marco Maia, a comemoração representa uma vitória no principal desafio da comunicação pública: inserir a sociedade organizada nos debates realizados no Parlamento. “Nós sabemos hoje que, quanto maior for a participação, mais esta Casa agirá em consonância com os anseios da população, e esse tem sido o objetivo da comunicação da Câmara.”

A solenidade foi proposta pelo deputado Domingos Dutra (PT-MA), para quem o papel dos veículos de comunicação da Câmara tem sido o de valorizar o Congresso Nacional, com informação isenta, transparente e sem vetos. “Desconheço manipulações, preferências, dirigismos ou parcialidade nas práticas e ações dos diretores e profissionais que compõem esse serviço. Todos os parlamentares têm espaço garantido, sem bajulação nem promessas indevidas”, disse.

Transparência
A diretora da Secom, Sueli Navarro, agradeceu o reconhecimento do trabalho feito pelos funcionários, jornalistas e técnicos. “Precisamos dos deputados, desse reconhecimento, para que possamos fortalecer a comunicação pública e transparente, sem intervenções de qualquer natureza”, disse.

Luiz Cruvinel
Dep. Chico Alencar (PSOL-RJ) - Sessão Solene em Homenagem à Secretaria de Comunicação Social da Câmara dos Deputados e aos 11 anos de criação da Agência Câmara
Alencar: a comunicação pública é fundamental para democratizar a informação.

Para o deputado Chico Alencar (PSol-RJ), trata-se de uma homenagem à comunicação pública, que informa mesmo quando outros meios de comunicação não têm interesse. “Os órgãos da Câmara e do Senado são fundamentais para a democratização da informação no Brasil. Não há possibilidade de confusão entre liberdade da imprensa com a liberdade de empresa”, explicou.

Democratização
Os deputados Benedita da Silva (PT-RJ) e Roberto de Lucena (PV-SP) ressaltaram o alcance da comunicação da Câmara, com milhares de acessos pela internet e material para ser utilizado por jornais, rádios e TVs por todo o País. “Milhares de pessoas entram em contato conosco, lotam nossas caixas de e-mail, por causa dos registros feitos pela Secom”, disse Benedita.

Para os deputados Antonio Imbassahy (PSDB-BA) e Wilson Filho (PMDB-PB), a comunicação da Casa promove a aproximação e o diálogo entre o cidadão e os deputados, garantindo a democracia no País. “É um trabalho de permanente interface: TV, rádio, agência e jornal, juntos dinamizam a produção da notícia e fazem com que ela flua até o público de maneira eficiente”, disse Wilson Filho.

Os deputados Sebastião Bala Rocha (PDT-AP) e Fernando Ferro (PT-PE) ressaltaram a participação dos movimentos sociais, que são ouvidos nas audiências públicas em debates divulgados pelos meios de comunicação da Câmara. Bala Rocha disse que alguns temas receberam ampla atenção após serem levados pela sociedade ao Parlamento e motivaram a aprovação de leis. “Um assunto importante relacionado a meu estado, o escalpelamento, que nunca havia sido tratado pela mídia, e hoje já temos duas leis sobre o assunto”, contou Bala Rocha.

Voz do Brasil

A diretora da Secom, Sueli Navarro, agradece a homenagem feita pela Câmara dos Deputados ao trabalho dos servidores que atuam na Secretaria.

Os deputados Takayama (PSC-PR) e Sarney Filho (PV-MA) ressaltaram a importância da Voz do Brasil, que tem uma parte produzida pela Rádio Câmara, como forma de divulgação dos mandatos parlamentares. Sarney lembrou que há projetos para liberar o horário de transmissão da Voz, hoje obrigatória às 19 horas. “Precisamos lutar pelo direito de divulgar nossas ações”, disse.

As deputadas Luciana Santos (PCdoB-PE) e Carmen Zanotto (PPS-SC) pediram a ampliação do alcance dos meios de comunicação da Câmara. Luciana lembrou que a Câmara deve discutir esse ano o marco legal da internet e o plano nacional de banda larga, que potencializará o contato dos internautas com a Câmara.

Os deputados Júlio Delgado (PSB-MG) e Sandra Rosado (PSB-RN) ressaltaram o espaço que têm as discussões feitas pelo Parlamento nos veículos de comunicação da Câmara. Sandra agradeceu a cobertura e o apoio que tem sido dado às ações das mulheres na Câmara. Já o deputado lembrou que muitas leis passam pela Câmara e têm divulgação somente pelo serviço de comunicação da Casa.

Saiba mais sobre os produtos da Agência Câmara de Notícias
Conheça os demais serviços de comunicação da Câmara.

Reportagem – Marcello Larcher
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara de Notícias'