Programa de Pós Graduação  PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

 

Descrição

O Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados tem como objetivo colaborar para o aprimoramento da atuação institucional do Parlamento por meio da formação de profissionais em cursos de pós-graduação e da organização, da produção e da circulação de conhecimento específico da Câmara dos Deputados e do Poder Legislativo, em geral.

 

O que oferece

Oferece um curso stricto sensu, o Mestrado em Poder Legislativo, cursos lato sensu, que são as Especializações, e promove Grupos de Pesquisa e Extensão, formados por pesquisadores da Câmara, de órgãos da administração pública em geral e de instituições de ensino e pesquisa de todo o país. Conta com uma revista eletrônica, a E-Legis, que veicula a produção acadêmica dos discentes, docentes e pesquisadores do Programa, bem como a produção acadêmica sobre o Legislativo de estudiosos nacionais e estrangeiros. 

 

O que não oferece

Cursos de pós-graduação a distância; cursos de doutorado; cursos realizados fora da área geográfica de Brasília.

 

A quem se destina

Servidores e qualquer pessoa interessada no saber legislativo que tenha concluído curso de graduação em nível superior reconhecido pelo Ministério da Educação - MEC.

 

Como acessar

O processo seletivo público é regulamentado por edital específico para cada curso. No Curso de Mestrado Profissional em Poder Legislativo, há processos seletivos para alunos regulares e alunos especiais.

Informações sobre cursos de pós-graduação e processos seletivos podem ser obtidas em:
https://www2.camara.leg.br/a-camara/programas-institucionais/cursos/pos-graduacao

Acesso à E-Legis: http://e-legis.camara.leg.br 

 

Fases do serviço

1. Participação do interessado em processo seletivo do curso pretendido.
2. Ingresso no curso efetivando sua matrícula.
3. Participação no curso e aprovação final, segundo os critérios exigidos.
4. Obtenção do certificado ou diploma.

 

Como acompanhar o andamento do serviço

Telefones da Coordenação de Pós-Graduação:
(61) 3216-7685 e 3216-7679
E-mail: copos.cefor@camara.leg.br

 

Compromisso de qualidade e atendimento

O Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados possui corpo docente, formado por servidores titulados, com experiência de magistério, e por professores convidados de instituições de ensino superior. O corpo docente do Mestrado, em especial, é constituído por servidores públicos concursados da Câmara dos Deputados, doutores e pós-doutores, com formação em áreas tradicionalmente ligadas aos estudos legislativos, como Ciência Política, Direito, Sociologia, Administração Pública, o que, aliada a sua larga experiência profissional no Parlamento, propicia um contexto diferenciado na disseminação de saberes e práticas no âmbito acadêmico.

Ainda assim, o Programa tem como meta a melhoria constante de sua qualidade acadêmica e, por isso, vem promovendo ações de intercâmbio com outras instituições, realização de eventos nacionais e parcerias internacionais, bem como o incentivo à pesquisa e à entrega de resultados para a instituição Câmara dos Deputados. Como produto final do esforço conjunto entre docentes, discentes e equipe técnica, o curso de Mestrado Profissional em Poder Legislativo recebeu, em 2017, nota 4 na avaliação quadrienal da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), referente ao período 2013-2016. Todos os cursos oferecidos pelo Programa de Pós-Graduação são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

 

Normas que regem o serviço

Portaria MEC nº 1331, de 8/11/2012
Portaria MEC nº 666, de 22/5/2017
Resolução MEC/CNE/CES nº 1, de 6/4/2018
Ato da Mesa nº 53, de 17/9/2015
Ato da Mesa nº 54, de 17/9/2015

• Além dos normativos citados, a Coordenação de Pós-Graduação publica editais com todas as normas sobre cursos e processos seletivos abertos.

 

ACESSAR A PÁGINA >>

<< VOLTAR   

Ações do documento