Plenarinho  PLENARINHO

 

Descrição

O Plenarinho é um programa de relacionamento da Câmara dos Deputados com a comunidade, de caráter educativo, voltado ao universo infantojuvenil. Seu slogan é: “O jeito criança de ser cidadão”. 

 

A quem se destina

Estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, pais e professores. 

 

Como acessar

O Portal do Plenarinho pode ser acessado em qualquer computador ou dispositivo móvel com acesso à internet pelo endereço: www.plenarinho.leg.br

O Plenarinho também está presente nas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/plenarinho
Twitter: https://twitter.com/plenarinho
Instagram: https://www.instagram.com/plenarinho
Youtube: https://www.youtube.com/TVPlenarinho 

 

Como acompanhar o andamento do serviço

Por meio do portal, o Plenarinho informa sobre o Poder Legislativo – elaboração de leis e atuação parlamentar –, política, democracia e organização do Estado. Outros temas sociais e educativos relacionados ao cotidiano infantil também são abordados, como saúde, meio ambiente, educação e lazer. São textos, animações, vídeos, áudios, jogos, revistas e cartilhas, com linguagem simples e acessível.

O portal também é o principal canal de divulgação das ações do Plenarinho: Câmara Mirim e Eleitor Mirim.

O Câmara Mirim é uma ação educativa que simula a atividade legislativa, desde a elaboração do projeto de lei até a votação em comissões da Câmara e no Plenário. Nele, alunos do ensino fundamental fazem o papel de deputados mirins e apresentam, debatem e votam três projetos de lei selecionados em um concurso aberto a estudantes de todo o País.

Já o Eleitor Mirim é uma simulação do processo eleitoral, realizada a cada dois anos. Nele, as crianças criam candidatos fictícios, com direito a partido e plataforma política, e votam naquele que desejam que os represente na Câmara dos Deputados.

A fim de apoiar os educadores na formação dos futuros cidadãos, o Plenarinho cria e distribui gratuitamente publicações impressas destinadas ao público infantojuvenil. As publicações – revistas em quadrinhos, cartilhas e livretos ilustrados – são destinadas preferencialmente a instituições com fins educacionais, e podem ser solicitadas em formulário próprio disponível no portal https://plenarinho.leg.br/index.php/ diversao/revistinhas/  

 

 

ACESSAR A PÁGINA >>

<< VOLTAR   

Ações do documento