Parlamento Jovem Brasileiro  PARLAMENTO JOVEM BRASILEIRO

 

Descrição

O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos de ensino médio de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante a participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes tomam posse e atuam como deputados jovens. 

 

O que não oferece

Não são atendidos alunos fora do ensino médio ou da faixa etária. A responsabilidade da Câmara dos Deputados em relação ao jovem participante se inicia com o desembarque do estudante no aeroporto de Brasília e finda com o embarque no mesmo aeroporto, após o término do evento. 

 

A quem se destina

Para participar, o estudante precisa estar cursando o ensino médio ou médio integrado ao técnico, mesmo que na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos), em escolas públicas ou particulares, e ter entre 16 e 22 anos.

 

Como acessar

O estudante precisa elaborar um projeto de lei, preencher a ficha de inscrição que pode ser encontrada em www.camara.leg.br/pjb e anexar os seguintes documentos: cópia do documento de identidade; declaração de que está matriculado no ensino médio/ técnico, em que conste o ano cursado; termo de autorização assinado pelos pais ou responsáveis, caso seja menor de 18 anos (modelo disponível no site).

É vedada a participação ao estudante que já tenha participado como deputado jovem de qualquer outra edição do Parlamento Jovem Brasileiro.

Informações sobre o programa e o processo seletivo podem ser obtidas em: https://www2.camara.leg.br/a-camara/programas-institucionais/educacao-para-a-cidadania/parlamentojovem

 

Fases do serviço

1. Divulgação do edital de convocação;
2. Inscrição e apresentação de projetos de lei;
3. Realização de processo seletivo;
4. Divulgação do resultado do processo seletivo.

O estudante deve enviar toda a documentação (projeto de lei, ficha de inscrição preenchida e demais documentos) ao coordenador estadual do PJB na Secretaria de Educação de seu estado, via Sedex (endereços dos coordenadores podem ser encontrados em www.camara.leg.br/pjb, no menu à direita, em “DESTAQUES”) ou por e-mail. No caso de envio por e-mail, o projeto de lei e a ficha de inscrição devem estar em formato Word e os demais documentos devem ser digitalizados. 

 

Como acompanhar o andamento do serviço

Por meio do endereço eletrônico: https://www2.camara.leg.br/a-camara/programas-institucionais/educacao-para-a-cidadania/parlamentojovem 
Pelos telefones do Cefor: (61) 3216-7635, 3216-7624 e 3216-7623, ou pelo e-mail pjb.cefor@camara.leg.br 

 

Compromisso de qualidade e atendimento

A Câmara dos Deputados oferece: passagem aérea, hospedagem com início no domingo a partir das 12h e término no sábado, até as 9h; alimentação (café da manhã, almoço, coffeebreak ou jantar); traslado entre o alojamento e a Câmara dos Deputados durante a realização do programa, traslados para o aeroporto e certificação.

A responsabilidade da Câmara dos Deputados em relação ao jovem participante inicia com o desembarque do estudante no aeroporto de Brasília e finda com o embarque no mesmo aeroporto, após o término do evento. 

 

Regras de atendimento prioritário

O número de vagas para deputados jovens por estado e pelo Distrito Federal é proporcional ao número de deputados federais, conforme tabela divulgada no site https://www2.camara.leg.br/a-camara/programas-institucionais/educacao-para-a-cidadania/parlamentojovem

 

Normas que regem o serviço

Ato da Mesa n. 49, de 25/10/2004.

Aprova o Regimento Interno do “Parlamento Jovem Brasileiro”, instituído pela Resolução n. 12, de 18 de novebro de 2003.

O regulamento do PJB chama-se Manual de Procedimentos do PJB e apresenta todas as orientações e exigências para participação no Programa. Esse documento pode ser encontrado em bit.ly/PJB_CD, no menu à direita, em “Destaques”. 

 

 

ACESSAR A PÁGINA >>

<< VOLTAR   

Ações do documento