Estágio Visita de Curta Duração  ESTÁGIO-VISITA DE CURTA DURAÇÃO

 

Descrição

O programa possibilita a universitários de todo o país o acesso a conhecimentos relacionados ao funcionamento da Câmara dos Deputados e à forma de atuação de seus representantes, incentivando a participação democrática e o exercício da cidadania.

São oferecidas 70 vagas para cada edição. É gratuito e possui duração de cinco dias.

 

O que não oferece

Cabe aos estagiários o custo de passagens aéreas ou outros transportes para chegar a Brasília, bem como o traslado da rodoviária ou do aeroporto até o local de hospedagem. 

 

A quem se destina

Estudantes brasileiros do ensino superior, regularmente matriculados em instituição pública ou privada em cursos de graduação ou pós-graduação, com idade igual ou superior a 18 anos. 

 

Como acessar

1. O universitário deve entrar em contato com o gabinete do deputado federal que representa o seu Estado e solicitar sua indicação.

2. Confirmada a indicação, devem ser enviadas, por e-mail, ao gabinete: informações sobre o estudante (nome completo, CPF, RG e órgão emissor, e-mail, telefone residencial e celular com DDD, endereço residencial completo, nome dos pais, instituição de ensino, curso, semestre que está cursando, se possui alguma necessidade especial e se possui alguma restrição médica); cópia da identidade e CPF; comprovação de matrícula da instituição de ensino (correspondente ao semestre do estágio) e autodeclaração de saúde preenchida e assinada conforme modelo disponível no site bit.ly/estagioVisitaCD

É vedada a participação ao estudante que já tenha participado de qualquer outra edição dos programas Estágio-Visita ou do Estágio-Participação.

O acesso a informações sobre o Estágio-Visita de Curta Duração é feito por meio do site: bit.ly/estagioVisitaCD

 

Fases do serviço

a) A inscrição no programa ocorre por meio da indicação de um parlamentar. Cada deputado pode indicar dois universitários por semestre.

b) Recebida a documentação do universitário, o gabinete procede à inscrição por meio de um sistema próprio, durante o período previsto no calendário anual do Estágio-Visita.

c) Confirmada a inscrição, o gabinete envia a documentação para o para o Centro de Formação, Treinamento Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (Cefor) em 3 dias úteis. Após esse prazo, o Cefor confirma a inscrição no Programa por telefone ou por e-mail.

 

Como acompanhar o andamento do serviço

Telefones do Cefor:
Coede: (61) 3216-7635, 3216-7624 e 3216-7623
Cores: (61) 3216-7673 ou pelo e-mail evisita.cefor@camara.leg.br 

 

Prazo de atendimento

O calendário de inscrições e de realização é informado, no site, em janeiro de cada ano. Compromisso de qualidade de atendimento A Câmara dos Deputados oferece: hospedagem, com início no domingo, a partir das 12h, e término no sábado, até as 9h; alimentação (café da manhã, almoço, coffeebreak ou jantar, apenas nos dias úteis); traslado entre o alojamento e a Câmara dos Deputados durante a realização do Programa e certificação. 

 

Normas que regem o serviço

Ato da Mesa 51/2004 e Ato da Mesa 66/2015

 

ACESSAR A PÁGINA >>

<< VOLTAR   

Ações do documento