Estágio Participação  ESTÁGIO-PARTICIPAÇÃO

 

Descrição

O Estágio-Participação é um programa educativo que tem o objetivo de possibilitar o acesso a conhecimentos acerca do Poder Legislativo e da democracia brasileira.

É uma oportunidade para o estudante acompanhar de forma imersiva a atividade da Câmara dos Deputados, compreendendo o papel da instituição para a democracia e a complexidade do processo legislativo, e também as discussões atuais que ocorrem no Parlamento.

O que oferece

São oferecidas 50 vagas em cada edição. O programa é gratuito e cada edição dura três dias.

A Câmara dos Deputados oferece: hospedagem com início na segunda a partir das 7h e término na quinta, até as 12h; alimentação (café da manhã, almoço, coffeebreak, apenas nos dias úteis); traslado entre o alojamento e a Câmara dos Deputados durante a realização do Programa e certificação. 

 

O que não oferece

Cabe aos estagiários os custos de passagens aéreas ou outros transportes para chegar a Brasília, bem como o traslado da rodoviária ou do aeroporto até o local de hospedagem.

A quem se destina

Estudantes brasileiros do ensino superior, regularmente matriculados em instituição pública ou privada em cursos de graduação ou pós-graduação, com idade igual ou superior a 18 anos.

Como acessar

O ingresso no programa se dá por meio de processo seletivo, que consiste no candidato responder um teste eletrônico (“quiz”) com perguntas sobre o tema da edição. Os 50 canditados melhor classificados são convocados para participar do programa.

É vedada a participação ao estudante que já tenha participado de qualquer outra edição dos programas Estágio-Participação ou do Estágio-Visita.

O acesso ao processo seletivo e a outras informações sobre o Estágio-Participação é feito por meio do site: bit.ly/estagioParticipacaoCD

Fases do serviço

Os candidatos serão classificados segundo a nota obtida no teste eletrônico (“quiz”), calculada automaticamente pelo sistema, considerando-se o número de acertos obtidos e o tempo gasto para responder as perguntas. O quiz foi elaborado em formato de jogo, com duração inicial de 5 minutos, em que cada resposta certa gerará ao candidato um acréscimo de segundos, e cada resposta errada descontará segundos no tempo total.

As oportunidades de participação são abertas em datas programadas, informadas no site.

Os 50 candidatos melhor classificados serão convocados por e-mail para realizar a inscrição no programa Estágio-Participação, encaminhando a seguinte documentação: Formulário de Inscrição, conforme modelo; Autodeclaração de Saúde, mencionando inclusive se é portador de alguma necessidade especial, ou se possui alguma restrição de saúde, conforme modelo; cópia da Carteira de Identidade e CPF; declaração da instituição de ensino, em que conste que o aluno está regularmente matriculado, bem como o curso e o semestre que está cursando.

Como acompanhar o andamento do serviço

Os resultados do processo seletivo são informados no site do Estágio-Participação.

Outras informações podem ser solicitadas pelos telefones: (61) 3216-7634, 3216-7632, 3216-7638.

Compromisso de qualidade e atendimento

Regras de atendimento prioritário

As 50 vagas de cada edição são distribuídas de forma igualitária entre o público feminino e masculino, sendo preenchidas, sempre que possível, na proporção de 25 participantes de cada gênero.

O processo seletivo conta com dois critérios de desempate: o candidato que estiver no semestre mais avançado do curso e, caso persista o empate, o candidato mais velho.

Normas que regem o serviço

Para cada edição, é publicado um regulamento pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) com todas as normas sobre o programa e o processo seletivo.

 

ACESSAR A PÁGINA >>

<< VOLTAR   

Ações do documento