O Secretário-Geral da Assembleia Nacional procedeu a abertura do Seminário sobre o Protocolo Parlamentar, que terminou ainda esta tarde.
No seu discurso, Domingos Boa Morte referiu-se ao cumprimento exitoso do Primeiro Programa de Cooperação com o Parlamento de Angola, cujos quadros vieram trocar experiências com os do Parlamento e do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, no âmbito do Programa em curso.
«Num mundo cada vez mais globalizado e tendo em conta a crescente interdependência entre os Estados, o âmbito das acções dos Parlamentos não pode mais se circunscrever pura e simplesmente aos assuntos internos de cada país, daí surge a importância cada vez maior da Diplomacia Parlamentar.
Os parlamentos estão a tornar-se irreversivelmente num palco privilegiado para acolher os mais diversos eventos, quer nacionais, quer internacionais o que obriga a uma aposta séria na capacitação e formação constantes dos serviços de Protocolo Parlamentar.»
O Secretário-Geral disse que há desafios que se colocam à área de Relações Públicas Internacionais e uma dinâmica que «obriga a que os Parlamentos estejam dotados de conhecimentos, de meios humanos e materiais.» Desafios aos quais a Assembleia Nacional de S. Tomé e Príncipe «não está indiferente.», sublinhou.
Espírito Santo