Página Inicial Notícias José Diogo - figura de proa nas comemorações do achamento da ilha do Príncipe

José Diogo - figura de proa nas comemorações do achamento da ilha do Príncipe

A presidência do acto central em alusão aos 544 anos da descoberta da ilha do Príncipe coube, pela primeira vez, a um Presidente da Assembleia Nacional. A cerimónia, saliente-se, decorreu no dia 17 de Janeiro, na cidade de Santo António.

José Diogo, na sua alocução, cingiu-se mais ao processo de consolidação da autonomia da Região, tendo enfatizado os esforços encetados pelas autoridades regionais, tendo em vista à criação de emprego e melhoria das condições de vida da população local. «Neste sentido, não posso deixar de realçar um importante feito conseguido pelo Governo Regional que é o de estabelecimento de parceria com a multinacional Sul-Africana, HBD, que se predispôs em fazer investimento de grande vulto na Ilha do Príncipe, cujas vantagens que daí advirem serão benéficas não apenas para os habitantes da Ilha do príncipe, como do País no seu todo.

Na vertente turística, o Príncipe hoje já se dotou de infra-estruturas hoteleiras que gozam de uma grande reputação a nível externo. Falo de empreendimentos tais como as instalações do Ilhéu Bombom, da Roça Belmonte, dentre outras.

Com efeito, é cada vez maior o número de turistas que têm curiosidade de visitar esta que é uma das pérolas do equador.»

Sublinhou ainda que sinais de progresso quer em S. Tomé como na Região Autónoma do Príncipe, «acabam por dar um novo fôlego à economia nacional e ao bem-estar social dos nossos cidadãos.

Por isso, não devemos perder de vista em circunstância alguma o espírito de solidariedade mútua e de coesão nacional.

Quero aproveitar a ocasião para levar ao conhecimento do Senhor Presidente da Assembleia Legislativa Regional, a nossa inabalável vontade de tecer laços de maior proximidade e cooperação entre as duas instituições parlamentares, com vista a incutir uma nova dinâmica no nosso relacionamento, partilhar as nossas experiências parlamentares, aperfeiçoar o uso das ferramentas digitais para partilha e intercâmbio de ficheiros de comum interesse.

E nesse particular, a Assembleia Nacional vai apoiar e fornecer ao sector informático da Assembleia Legislativa Regional um kit de equipamentos informáticos com vista a melhorar o desempenho na prossecução dos seus trabalhos.

Para além deste aspecto, existem outras vertentes sobre as quais as duas instituições Parlamentares poderão explorar, nomeadamente o processo legislativo e apoio aos órgãos parlamentares.»

O conteúdo integral do discurso em referência pode ser encontrado na hiperligação (link) ‘Presidente’.

 

Espírito Santo

 

 

« Dezembro 2019 »
Dezembro
SeTeQuQuSeSaDo
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031