A União dos Democratas para a Cidadania e Desenvolvimento, UDD, com único assento no Parlamento, votou a favor do OGE, também designado por Orçamento do Cidadão, que dá prioridade ao sector energético, com 13,1% do montante perspectivado.
A nível da educação, o Chefe do Governo anunciou a construção de um novo liceu, no distrito de Lobata, assim como a reabilitação e construção de escolas de ensino básico.
De acordo com Patrice Trovoada, com a execução do Orçamento na ordem de 154 milhões de dólares, a economia nacional vai crescer 5%. A inflação, que em 2014, atingiu o nível histórico de 6%, vai baixar, segundo o Primeiro-ministro, para 5,5%.
No entanto, o Chefe do Executivo revelou que a massa salarial é pesada. Precisou ainda que 51% das receitas correntes do Estado são encaminhadas para o pagamento de salários a nível da função pública, tendo prometido alargar a base tributária.
No entanto, explicou que o processo não vai atingir os sectores populacionais como os pescadores, vendedores ambulantes, e outros, que até agora não estão abrangidos pelo fisco.
Patrice Trovoada, no seu discurso de abertura, disse que “prefere ir buscar receitas por cobrar, avaliadas em mais de 200 mil milhões de dobras”.
A Comissão Especializada Permanente para o Orçamento, Finanças e a Administração Pública, que terá a seu cargo o debate na especialidade das GOP e do OGE, reúne-se, nesta quarta-feira, 29 de Abril, para a fixação do respectivo programa de actividades.
S. Dende e E. Santo