Página Inicial Notícias Sessão Solene de Boas-Vindas em honra do Presidente da ANA

Sessão Solene de Boas-Vindas em honra do Presidente da ANA

A Assembleia Nacional de S. Tomé e Príncipe realizou uma Sessão Solene de Boas-Vindas em honra do Presidente da Assembleia Nacional de Angola, Fernando da Piedade Dias dos Santos, no quadro da visita oficial efectuada de 1 a 3 de Julho.

No discurso proferido por essa ocasião, o Presidente do Parlamento santomense referiu-se à relação com Angola, tendo-a caracterizado de especial e focalizou a componente parlamentar. «e nós os Parlamentares pretendemos que desta parceria estratégica surja um novo modelo de relacionamento entre nós. Um modelo assente na complementaridade e no reforço cada vez mais das nossas relações político-diplomáticas e sobretudo das nossas relações económicas e empresariais.»

Alcino Pinto deu enfase ao papel catalisador que a diplomacia parlamentar deve jogar no seio das organizações internacionais nas quais os dois Parlamentos estão presentes « a se transformarem em organizações mais utilitárias para os nossos povos e o mundo em geral. Quero igualmente saudar Vossa Excelência, enquanto Presidente da Assembleia Parlamentar da CPLP e considerar que juntos poderemos contribuir para o processo de democratização e desenvolvimento sustentável dos Estados membros que integram esta organização.»

O facto de Angola ter aceite em albergar a sede do Secretariado Permanente da AP-CPLP também mereceu destaque por parte do Presidente da ANSTP.

De igual modo, os resultados do processo eleitoral na Guiné Bissau e o facto dos Presidentes dos Países Africanos de Língua Portuguesa terem decidido reactivar os PALOP, mereceram enfoque na alocução de Alcino Pinto.

Por sua vez, o Presidente da Assembleia Nacional de Angola enfatizou que a sua presença em S. Tomé e Príncipe bem como a da delegação que acompanhou «é um sinal de vitalidade destas relações; confirma a importância da aproximação dos nossos parlamentos e abre novos caminhos para o seu aprofundamento. Volvidos dez anos desde a celebração do Acordo de Cooperação entre as nossas instituições, a dinâmica da política social e económica ocorrida nos nossos Países, desde essa altura, trouxe novas experiências e impôs a necessidade de renovação desta relação, visando o seu enriquecimento com intercâmbio dos ganhos e das aprendizagens delas resultantes.»

Fernando da Piedade dos Santos salientou os passos dados pelo Parlamento angolano, à luz das eleições realizadas em 2012, por um lado,  e o facto do Parlamento santomense ter vindo, ao longo dos tempos, a aprofundar os valores da democracia, da paz e do respeito da diferença. «Este conhecimento e partilha que advogamos podem encontrar nesta visita um lugar privilegiado para a formalização de instrumentos estruturantes de cooperação a nível político, entre os nossos Parlamentos. O reforço da dimensão política das relações entre os nossos Parlamentos vai igualmente aprofundar a cooperação já existente entre as administrações da Assembleia Nacional de Angola e da Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe, que durante esta visita  conhecerá um novo marco na sua reafirmação e consolidação.»

A Sessão Solene de Boas-Vindas, que foi transmitida em directo tanto pela Rádio Nacional como pela Televisão Santomense (órgãos públicos),  contou, como é da praxe, com os discursos de representantes das Bancadas Parlamentares do PCD, do MLSTP/PSD e do ADI.

Espírito Santo