Página Inicial Notícias S. Tomé acolhe II Encontro Interparlamentar dos Quadros das Áreas das Relações Internacionais dos Parlamentos da CPLP

S. Tomé acolhe II Encontro Interparlamentar dos Quadros das Áreas das Relações Internacionais dos Parlamentos da CPLP

Iniciou-se esta segunda-feira, 22 de Julho, no Palácio dos Congressos, o II Encontro Interparlamentar de Quadros das Áreas de Relações Internacionais, Relações Públicas e Protocolo dos Parlamentos dos Países de Língua Portuguesa.

A cerimónia de abertura foi presidida pelo Secretário-geral da Assembleia Nacional.

A vertente formação foi focalizada no discurso de Romão Couto. «A formação parlamentar tem sido uma pedra basilar nos planos da nossa Associação, para além da cooperação no âmbito da assistência técnica e de apoio ao desenvolvimento dos serviços.

Já pensamos instituir a nossa própria escola de formação parlamentar tendo em conta, por um lado, a falta de experiência parlamentar nos Parlamentos dos Países africanos e do Timor-Leste, como sabemos, esses Parlamentos emergiram de condições de que são inerentes a independência dos países e da democracia e, por outro, devido ao desenvolvimento galopante que tem conhecido a actividade parlamentar no mundo.

Os Secretários-gerais dos respectivos Parlamentos organizam-se de forma autónoma em associação, separando as actividades de serviços que suportam tecnicamente os órgãos políticos, visando desta feita a formação, a assistência técnica e apoio ao desenvolvimento.»

Os trabalhos deste II Encontro, sob o lema ‘Partilha de Boas Práticas’, decorrem até ao dia 25. O Primeiro, saliente-se, foi realizado em Julho de 2011 em Lisboa.

Das delegações, só a da Guiné-Bissau está ausente, por razões de ligação aérea.

Espírito Santo.