Página Inicial Notícias Presidente da ANSTP pede mais dedicação e trabalho aos Deputados

Presidente da ANSTP pede mais dedicação e trabalho aos Deputados

No seu discurso de abertura oficial da VI Sessão Legislativa, proferido no púlpito, e, visivelmente emocionado, o Presidente da Assembleia Nacional, Alcino Pinto, afirmou que a «tormenta» ficou para trás, mas a «bonança» ainda não sobreveio. Não optou por um discurso-balanço dos sensivelmente cinco meses em que se encontra à frente da Casa Parlamentar. Preferiu a ocasião para lançar ideias que poderão servir de referência e sobre as quais os deputados venham a fazer um exercício de reflexão.

Deitou um olhar retrospectivo, tangendo o período da independência nacional e os desígnios que levaram o povo inteiro a essa conquista, chegando a propor o que chamou de ‘um NOVO NACIONALISMO e um NOVO PATRIOTISMO’.

Pediu trabalho, diálogo e maior dedicação da classe política dirigente do País, mas apontou a estabilidade, palavra reiteradas fezes usada na sua intervenção, como condição indispensável para que as coisas venham a funcionar.

Fez apologia ao engajamento na luta contra a pobreza e recordou que o poder pelo poder, é algo inexpressivo. Salientou que os detentores de poder devem se compenetrar, acima de tudo, que o ideal é fazer o bom uso do poder, ser um servidor público.

Em suma, o Presidente da Assembleia Nacional manifestou a pretensão e, ao mesmo tempo, depositou confiança na juventude, quanto ao futuro de S. Tomé e Príncipe.

O discurso de que nos referimos pode ser lido, na íntegra, na rubrica ‘Discurso’ da página reservada ao ‘Presidente’, neste site.

Espírito Santo