No decurso da reunião plenária desta sexta-feira, os Deputados aprovaram a Proposta de Resolução que dá assentimento ao Presidente da República para autorizar a entrada e permanência de uma equipa de militares e paramilitares da República do Ruanda, em território nacional.
A oposição, integrada pelo MLSTP/PSD, PCD e UDD, defende que dever-se-ia potenciar a cooperação com o Ruanda, em sectores como a educação, agricultura, saúde e saneamento de meio e não o da defesa.
Por seu turno, a bancada que sustenta o Governo exprimiu votos favoráveis à Resolução, argumentando que ela encaixa-se no leque das acções de formação. Enquanto isso, as bancadas da oposição votaram contra a iniciativa do Executivo.
O objectivo é permitir que 20 instrutores militares e paramilitares ruandeses venham treinar os militares e paramilitares santomenses, durante sensivelmente dois meses. Das áreas visadas, o combate ao terrorismo, a imigração ilegal e o controlo de fronteiras são as que merecem realce.
Por outro lado, a Assembleia Nacional, reunida no dia 28 de Abril, deu luz verde ao pedido de assentimento para o Presidente da República se ausentar do país, dentro de dias, com destino à Lisboa, em missão oficial. Evaristo Carvalho foi convidado pelo seu homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa, a efectuar uma visita oficial de 7 dias a Portugal.
Muito recentemente, saliente-se, o Presidente da República de Portugal visitou Cabo Verde e o Senegal.
Espírito Santo