Página Inicial Notícias PANSTP reputa de ‘importante’ o Seminário da REPARC

PANSTP reputa de ‘importante’ o Seminário da REPARC

Terminou os seus trabalhos, na quinta-feira, 16 de Junho, o Seminário organizado pela Rede dos Parlamentares para a Resiliência às Catástrofes na África Central, REPARC, que vinha decorrendo no Palácio dos Congressos.

Na ocasião, o Presidente da Assembleia Nacional, na sua intervenção fez uma conjectura dos ganhos obtidos dessa acção de formação: «Ao longo destes dias provavelmente falou-se de forma abrangente sobre as catástrofes naturais e os riscos das alterações climáticas para o planeta no seu todo e, em particular, para cada um dos Estados, tendo em conta as suas especificidades, bem como das medidas de prevenção a serem adoptadas.»  

José Diogo enalteceu a dimensão da problemática de riscos de catástrofes, e sugeriu que a mesma «requer, por um lado, o envolvimento transversal de todos os órgãos estatais, as organizações não-governamentais e a sociedade civil e, por outro, uma assunção de responsabilidade de modo a defender esta causa que briga com as nossas vidas.  

As acções imprudentes do homem têm colocado em risco o planeta, daí a necessidade de adoptarmos medidas adequadas para fazer face às mesmas, sob pena de vermos comprometido o futuro de toda a humanidade. Por isso, é preciso legislar, informar e, sobretudo, sensibilizar as populações de modo que possam se sentir como parte da solução do problema.»

Por fim, o Presidente da ANSTP agradeceu à CEEAC, na pessoa do seu representante, por haver concedido o privilégio em se realizar o evento em S. Tomé e Príncipe, bem como aos que tornaram possível a sua realização.

Espírito Santo