Página Inicial Notícias João Viegas vem interagir com deputados na área de informática

João Viegas vem interagir com deputados na área de informática

O Assessor da Assembleia da República Portuguesa para a área de Novas Tecnologias de informação e Comunicação, João Viegas, encontra-se em S. Tomé, no quadro de uma missão de cerca de uma semana.

João Viegas, que se entrevistou com responsáveis da Assembleia Nacional, incluindo o Presidente, José Diogo, será orador de um seminário sobre a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação na Assembleia Nacional de S. Tomé e Príncipe.

Esse seminário enquadra-se no âmbito das acções de cooperação com a Assembleia da República, que muito recentemente, foi alvo de uma avaliação intercalar. Em declarações à imprensa, João Viegas ressaltou:

«S. Tomé e Príncipe, certamente que não é excepção, quando se fala em levar o Parlamento aos cidadãos. No que diz respeito a difundir esse trabalho parlamentar para que todos os cidadãos tenham acesso a esse trabalho, particularmente quando num contexto das Novas Tecnologias de Informação e do nível de desenvolvimento em que essas novas tecnologias atingiram hoje.

O que isto quer dizer, tem a ver com, permitir que todos os santomenses, independentemente do local onde estejam, desde que tenham acesso à internet, possam acompanhar o trabalho parlamentar que é desenvolvido pelos senhores deputados e participar, acima de tudo nesses trabalhos parlamentares.

Nós temos conhecimento que o Governo de S. Tomé e Príncipe identificou a área das Tecnologias de Informação como um dos seus principais focos para o desenvolvimento para o que é chamado como a massificação das Tecnologias de Informação em S. Tomé e Príncipe. Esta massificação, certamente que não poderia estar indiferente à Assembleia e versa acima de tudo, permitir a que qualquer cidadão que ( …) possa consultar a agenda do plenário, possa ter acesso à discussão pública dos debates, possa de alguma forma, colocar uma petição electrónica ao Parlamento. Em suma, possa acompanhar aquilo que seus representantes, os senhores deputados, como sabem, representam os cidadãos, fazem no dia-a-dia da sua actividade.

E então, em muitos países, e isso é já é muito notório, que o cidadão não necessita de se deslocar à Assembleia assistir a uma sessão, para poder acompanhar com regularidade aquilo que se passa na Assembleia: os debates, as discussões, inclusive a votação e os resultados dessas votações.»

João Viegas, de nacionalidade santomense, saliente-se, tem efectuado missões oficiais na Assembleia Nacional, no âmbito da cooperação entre ANSTP e a ARP.

Espírito Santo