Uma palestra subordinada ao tema: ‘O empreendedorismo feminino – o relato pessoal de uma empreendedora’ foi realizada no dia Internacional das Mulheres, numa das salas do Palácio dos Congressos.
A Deputada Alda Ramos transmitiu a sua experiência no ramo do empreendedorismo no decurso da palestra, cuja oradora foi Eurídice Andrade, chefe de um dos departamentos da administração parlamentar.
O acto de abertura foi marcado por mensagens proferidas pela Representante dos funcionários da Assembleia Nacional, pelo Secretário Geral e pelo Presidente do Parlamento.
Antónia Guadalupe recordou os acontecimentos que fizeram com que fosse institucionalizado o 8 de Março, tendo insistido na necessidade de, ao nível nacional, haver um maior número de mulheres a ocuparem cargos de destaque. Nesse âmbito, a interveniente enfatizou a desproporcionalidade existente entre mulheres e homens no Parlamento. «Vamos lutar para termos 50% de Mulheres no Parlamento. Estranha-se que num universo de 55 Deputados e entre eles existem apenas 11 Mulheres e 44 homens, um número bastante insignificante.» frisou.
Para o SG, Domingos Boa Morte, a efeméride «simboliza a luta, a vitória e as conquistas alcançadas pelas mulheres na sociedade, provando definitivamente que não existem distinções quando o assunto é o desenvolvimento humano.»
Na sua mensagem dirigida às presentes, o PAN, José Diogo, fez apologia à eliminação do machismo, de modo a «permitir que as mulheres revelem o seu lado competente, capaz e combativo dentro da sua profissão.
Também é preciso que a família incentive as mulheres, as encoraje a assumir cargos de direcção e estarem nos centros de decisões reconhecendo os seus méritos.
Pois, precisamos de uma sociedade equilibrada, onde homens e mulheres estejam no mesmo patamar, e só assim teremos uma sociedade uniforme e rica a vários níveis.»
Ainda a assinalar a passagem da data, houve uma partida de futebol salão, no Parque Popular, protagonizada pelas mulheres que labutam na Assembleia Nacional, seguida de um cocktail, ao som de músicas ao vivo na CACAU, aqui na capital do país.
Espírito Santo