Página Inicial Notícias Discursos das bancadas em saudação a Vicente Guterres

Discursos das bancadas em saudação a Vicente Guterres

No decurso da Sessão Solene em honra do Presidente do Parlamento de Timor-Leste, realizada no passado dia 5, as três bancadas parlamentares focalizaram o passado histórico desse País asiático.

Para além desse aspecto, o Deputado Gil Costa do PCD, na sua alocução, disse que a visita de Vicente Guterres «É mais uma confirmação dos laços históricos entre os nossos dois povos e países, que tem sido e deve continuar a ser a marca registada da nossa era. É também a prova de que as relações de cooperação e de amizade entre os nossos dois povos e países gozam de boa saúde.»

Enquanto isso, da parte do MLSTP/PSD, o Deputado Guilherme Octaviano enfatizou: «Estamos firmemente empenhados na constituição da paz progresso social dos nossos povos, assente nas relações históricas existente entre o Timor-Leste e São Tomé e Príncipe.

O nosso anseio é que os nossos países prossigam o caminho de desenvolvimento e bem-estar a favor das nossas populações.»

O ADI, por intermédio do Deputado Helder Paquete, felicitou Timor Leste, como País membro da CPLP e sublinhou o papel que jogo no processo eleitoral da Guiné Bissau. «É preciso ter a clara consciência de que ‘o mundo encurtou nas distâncias e alargou-se nas oportunidades’, pois estamos todos mais próximos, mais informados, mais abertos à inovação e a cooperação.» Nesse contexto, o ADI aproveitou a ocasião para apelar ao Presidente do Parlamento Nacional de Timor Leste «No sentido de acompanhar a situação política de S. Tomé e Príncipe, sobretudo, nos próximos meses que decorrerão as eleições autárquicas, regional e legislativa de 2014.»

 Espírito Santo