Página Inicial Notícias DEPUTADOS DA QUARTA E QUINTA COMISSÕES DA ASSEMBLEIA NACIONAL VISITAM A CADEIA CENTRAL

DEPUTADOS DA QUARTA E QUINTA COMISSÕES DA ASSEMBLEIA NACIONAL VISITAM A CADEIA CENTRAL

Uma Comitiva de Deputados da Quarta e da Quinta Comissões Especializadas Permanentes da Assembleia Nacional visitaram as instalações dos Serviços Prisionais e de Reinserção Social, na manhã desta terça-feira, 29 de Janeiro de 2020.
A iniciativa cumpriu o propósito dos parlamentares de obterem informações que os permitam avaliar a correlação existente entre o número de reclusos existentes e o índice de criminalidade em S.Tomé e Príncipe. Também foram inteirar-se da real situação vivida na Cadeia Central em função dos meios disponíveis.
O Deputado Arlindo Carvalho, Presidente da Quarta Comissão, no balanço da visita, afirmou que percebeu que a Direção Geral dos Serviços Prisionais e de Reinserção Social tem feito tudo para que as condições aceitáveis sejam mantidas na instituição. Adiantou que ficaram surpreendidos com o trabalho que tem sido desenvolvido, não obstante registarem ainda o problema da reinserção social, depois da liberdade após o cumprimento das penas pelos reclusos.
O Presidente da Quarta Comissão defendeu ainda a adopção de soluções através de saídas com base em análises sistémicas.
Por outro lado, o Diretor-Geral dos Serviços Prisionais e de Reinserção Social, Lázaro Afonso, espera que os Deputados, enquanto legisladores e conhecedores da lei, uma vez conhecendo as realidades in-loco, poderão trabalhar para que sejam adoptadas leis que mais se adequam as realidades e necessidades de criação de melhores condições para que a Cadeia Central cumpra o seu papel.
“Queremos Trabalhar” foi a frase proferida pelo Director Geral, mostrando total disponibilidade em conjunto com a sua equipa para trabalhar para a melhorar a reintegração dos reclusos na sociedade.