Página Inicial Notícias DELFIM NEVES PRESIDE O ATO CENTRAL DE 3 DE FEVEREIRO

DELFIM NEVES PRESIDE O ATO CENTRAL DE 3 DE FEVEREIRO

O Presidente da Assembleia Nacional, Delfim Santiago das Neves presidiu este domingo o ato central de 3 de Fevereiro, dia dos heróis da liberdade, na praia de Fernão Dias.

 

Tudo começou logo após a chagada ao local da tradicional marcha da liberdade que partiu da capital de São Tomé até ao local, da cerimonia, distrito de Lobata.

 

Depois da chegada da marcha, Delfim Neves deu início a cerimónia dos 66 anos do massacre de 1953 através de deposição de coroa de flores e a chama da liberdade no memorial dos mártires.

 

A cerimónia contou ainda com momentos de orações e cânticos de diferentes confissões religiosas, jograis e encenações sobre o massacre, dentre outas manifestações culturais e religiosas.

 

No final das atividades, Delfim Neves, começou por agradecer a juventude, ilustres convidados e ainda os sobreviventes do massacre de 53, para depois acrescentar que “hoje não é um dia festa, podemos associar isso a um dia de reflecção em que todos nós são-tomenses devem tirar elações daquilo que foi 3 de Fevereiro de 1953, aproveitar esse dia para começarmos a esboçar aquilo que é a unidade nacional na sua essência da palavra”.

 

Neves disse ainda que “vimos hoje varias dramatizações muitas mensagens religiosas, mas é preciso ouvir e não ficar por aqui, é preciso transmitir isso a outras pessoas que não estão cá presentes”.

 

Tomaram parte nesta cerimónia, além do Primeiro-ministro Jorge Bom Jesus e o seu elenco governamental, outros órgãos de soberania, corpos diplomáticos acreditado no país, e milhares de populares, num evento que ficou marcado pela ausência do Presidente da República, Evaristo Carvalho conforme estava previsto no programa, por motivo de saúde.