Página Inicial Notícias Delegação parlamentar santomense viaja à Angola

Delegação parlamentar santomense viaja à Angola

Uma delegação chefiada pelo Presidente do Parlamento, Alcino Pinto, deixa esta sexta-feira S. Tomé, com destino à Luanda para participar nos trabalhos da IV reunião da Assembleia Parlamentar da CPLP que decorrerão de 4 a 7 de Novembro.

O evento, que se  realiza sob o lema “ cultura de paz na CPLP”, para além  da mensagem de testemunho de Timor para Angola, tem como objectivo o reforço dos laços de amizade e de  cooperação Interparlamentar entre os Estados  membros da Comunidade, no âmbito da  sua estratégia  de promoção da paz e segurança mundiais.
Entre  outras questões, os delegados e participantes à reunião vão  apreciar e discutir o Projecto do Estatuto  e Regimento Interno da AP-CPLP  e o Plano de Actividades da Organização  até 2015.
A  reunião vai igualmente  debater temas como  democracia, estabilidade política e desenvolvimento, integração  política e economia no espaço da CPLP,  reconciliação nacional  e estabilidade das instituições políticas.
Políticas comuns de boa  governação, segurança nas  novas tecnologias de informação,   exploração de recursos naturais e ambiente, segurança social nos  países da CPLP  e transferências  sociais e políticas de combate à pobreza  na CPLP são outros temas que serão abordados no evento.
No decorrer do encontro, saliente-se, realizar-se-á  a  reunião da Rede das Mulheres Parlamentares e dos Secretários Gerais dos Parlamentos da CPLP, cujo objectivo é o reforço das estratégias de actuação comuns, visando o fortalecimento das acções  da AP- CPLP.

Espírito Santo (incluindo a readaptação de um texto da ANGOP)