Página Inicial Notícias Delegação parlamentar de alto nível visita Caué

Delegação parlamentar de alto nível visita Caué

O Presidente da Assembleia Nacional considera de excelente o trabalho que a Câmara Distrital de Caué tem vindo a levar a cabo.

 Numa súmula da visita efectuada ao Distrito, Alcino Pinto constatou que o Presidente da Câmara local tem procurado, na medida do possível, dar vazão aos problemas com que as populações se confrontam. «Nuns encontros que tivemos com os órgãos do Poder Local, pudemos nos aperceber das várias realizações que têm sido feitas, não obstante as limitações orçamentais.

Mas saímos também convictos de que temos todos: a Assembleia Nacional, o Governo, o Poder Local, os cidadãos deste País, temos todos que trabalhar muito, mas muito! para resolvermos os graves e os gritantes problemas que as nossas comunidades ainda conhecem. É verdade que o Distrito de Caué, é um Distrito de grandes potencialidades económicas, mas que não estão suficientemente exploradas, daí que as populações ainda vivem com sérias, mais sérias dificuldades. Pudemos assistir isso, nas comunidades que nós visitamos, como Ribeira Peixe, Dona Augusta, Malanza,(…) são populações que vivem com sérias dificuldades e poderei dizer mesmo a roçar um pouco níveis de pobreza significativa.  

E para isso, o que é que podemos fazer? É a questão que me foi colocada.

Enquanto Assembleia Nacional nós não temos poderes executivos. Mas nós, no quadro da nossa acção de fiscalização da acção governativa, no quadro da nossa acção de discussão e aprovação do Orçamento Geral do Estado. Nós, com o conhecimento mais objectivo e real que temos dessas preocupações, vamos, no momento de discussão do Orçamento, com a colaboração estreita com o Governo, aprovar aqueles projectos, aqueles valores necessários para dar maior visibilidade às acções, não somente do Governo, mas sobretudo das Câmaras que estão mais próximas das populações.

E isso vai-nos permitir, portanto, que todos os órgãos do Poder do Estado, os órgãos do Poder Local, possam todos, de facto, cada um, no âmbito das suas responsabilidades, dar as mãos para resolver os problemas do País.»

Do programa constava ainda uma visita à comunidade de Yô-Grande, que não chegou a ser efectivada por pressão de tempo, mas onde a realidade se assemelha às outras do Distrito de Caué, o maior em superfície, mas menos populoso.

Nessa deslocação o Presidente do Parlamento fez-se acompanhar dos Deputados em representação do MLSTP-PSD, PCD e do ADI, respectivamente Adlander Matos, Delfim Neves, Firmino Raposo, e Mário Fernandes, e também pelo Secretário da Mesa, Deolindo da Mata.

Espírito Santo