Página Inicial Notícias Basílio Ramos toca na cooperação entre ANCV e ANSTP

Basílio Ramos toca na cooperação entre ANCV e ANSTP

O Presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde considera que, ao nível da cooperação parlamentar com S. Tomé e Príncipe, «tem havido passos seguros que se têm traduzido em acções concretas.» Com efeito, em finais do ano passado, duas delegações de funcionários parlamentares da ANSTP participaram em acções de formação na ANCV, ao abrigo do Acordo de Cooperação assinado entre os dois Parlamentos.

Basílio Ramos fez essa breve alusão à cooperação parlamentar, no discurso proferido aquando da Sessão Solene de boas-vindas por ocasião da recente visita oficial do Presidente Pinto da Costa à República de Cabo Verde.

O PAN de Cabo Verde lembrou que «há mais de cem anos, começava a saga de milhares de cabo-verdianos em direcção às roças do sul», numa clara alusão às ilhas de S. Tomé e Príncipe.

O Presidente Pinto da Costa, por seu turno, salientou o reconhecimento por parte do Estado santomense em atribuir formalmente o direito à nacionalidade de todos os cidadãos cabo-verdianos que vivem em S. Tomé e Príncipe: «Pela dedicação, trabalho, integração, partilha, sofrimento, os cabo-verdianos em S. Tomé e Príncipe, são santomenses como os demais», realçou.

O Chefe de Estado regressou às primeiras horas desta segunda-feira ao País, no termo da visita de 4 dias a convite do seu homólogo, Jorge Carlos Fonseca.

Espírito Santo (c/extractos do site da ANCV)