Página Inicial Notícias ATRIBUIDOS PRÉMIOS AOS LÍDERES MUNDIAIS DA PAZ E FINANCIAMENTOS AOS PROJECTOS DE DESENVOLVIMENTO HARMONIOSO GLOBAL<A sessão de hoje, 5 de Fevereiro, da Cimeira para Paz Universal 2020, a realizar-se na cidade sul-coreana de Seul e organizada pela Federaçã

ATRIBUIDOS PRÉMIOS AOS LÍDERES MUNDIAIS DA PAZ E FINANCIAMENTOS AOS PROJECTOS DE DESENVOLVIMENTO HARMONIOSO GLOBAL<A sessão de hoje, 5 de Fevereiro, da Cimeira para Paz Universal 2020, a realizar-se na cidade sul-coreana de Seul e organizada pela Federaçã

A sessão de hoje, 5 de Fevereiro, da Cimeira para Paz Universal 2020, a realizar-se na cidade sul-coreana de Seul e organizada pela Federação para Paz Universal, FPU, foi preenchida pela entrega de prémios anuais aos laureados com títulos de Líderes Mundiais da Paz e pela imposição da mais alta condecoração da República de Senegal a co-fundadora da FPU, Dra. Hak Ja Han Moon, designada Mamã Moon.

Foram agraciados com prémios no valor de 500 mil Dólares americanos e respectivas medalhas de honra a várias figuras que se destacaram pela causa da paz estabilidade e desenvolvimento harmonioso dos respectivos países e regiões, destacando-se o Presidente do Senegal, Macky Sall, o antigo Secretário-Geral da ONU, Ban-Ki Moon, o ex-Presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, e o Bispo de Jerusalém, o Reverendo cristão NunnibYuanin de origem palestina.

O Presidente do Senegal remeteu todo valor do prémio que lhe fora atribuído a favor da União Africana para promoção da paz, combate a pobreza e desigualdades em África. Todos os premiados, num total de meia dezena, são destacadas figuras defensoras da paz e concórdia mundiais.

Nos seus discursos expressaram seus agradecimentos e disseram que os prémios reforçam ainda mais a responsabilidade dos mesmos em redobrarem esforços pela causa da paz, do desenvolvimento económico com base na partilha e contra os egoísmos, unilateralismos e a favor da conservação do meio ambiente e pelo combate ao aquecimento global, às desigualdades sociais e à discriminação racial e religiosa.

Não faltou na agenda de hoje manifestações culturais de exaltação da paz e dos feitos filantrópicos e a favor da concórdia mundial da Fundação da Paz Universal e dos seus fundadores, Papá e Mamã Moon, como são designados o finado Dr. Sun Myung Moon e a Dra. Hak Ja Han Moon.

Outro facto que marcou a Cimeira foi a entrega dos de cerca de 10 milhões de dólares americanos para financiar projectos a favor da paz, de combate a pobreza, a desigualdade de género, pela protecção da natureza e combate ao aquecimento global.

Dentre os beneficiados com financiamentos entregues pela Mamã Moon, a fundo perdido, destacam-se projectos a serem promovidos pela União Africana no combate a pobreza, pela empoderamento da mulher e pela restauração da paz no continente africano.

S.Tomé e Príncipe está representado por uma delegação parlamentar composta pelos Deputados membros da Primeira Comissão, nomeadamente Arlindo Quaresma dos Santos, e Deolindo Luiz da Trindade da Mata, pelo Director do Gabinete de Comunicação e Imagem da Assembleia Nacional, pelos jornalistas Mateus Ferreira e Djair Nascimento, da TVS e pelo fotojornalista da STP-Presse, Lourenço Silva.