Página Inicial Notícias ASSEMBLEIA NACIONAL PRESENTE NA CIMEIRA MUNDIAL 2020 NA COREIA DO SUL

ASSEMBLEIA NACIONAL PRESENTE NA CIMEIRA MUNDIAL 2020 NA COREIA DO SUL

Desde 4 de Fevereiro, esta terça-feira, uma delegação parlamentar são-tomense participa na Cimeira para Paz Universal organizada pela Federação para Paz Universal. Depois da Conferência de S.Tomé e Príncipe e do Níger, desta vez o Fórum que reúne líderes políticos, governamentais e da sociedade civil está reunida no país de origem da organização e do fundador da Federação.
A delegação de S.Tomé e Príncipe integra, pela parte política os Deputados membros da Primeira Comissão, nomeadamente Arlindo Quaresma dos Santos, e Deolindo Luiz da Trindade da Mata, e da comunicação social pelo Director do Gabinete de Comunicação e Imagem da Assembleia Nacional. Também estão presentes dois jornalistas da TVS e um fotojornalista da STP-Presse.
A agenda desta terça-feira foi preenchida por abertura de uma sessão especial presidida pela co-fundadora da Federação para Paz Universal, Ma Moon – carinhosamente chamada de Mamã Moon. Com discursos a favor de um mundo de paz, concórdia, justiça e de partilha da prosperidade, um após outro, os oradores que se desfilaram no palco da oratória. Todos foram unânimes em apelar ao fim das guerras, dos egoísmos, ao unilateralismo, aos nacionalismos estreitos, a discriminação racial, a violência, entre outros males que nas suas palavras estão na origem dos conflitos e que impedem o alcance da paz e prosperidade de toda humanidade.
São dezenas os oradores que deram o seu contributo com palavras de apreço a paz e a favor da construção de um mundo sem conflitos e a favor do progresso político, económico e social.
Importa destacar as pertinentes palavras dos ilustres oradores como os da Ma Moon, Presidente e fundadora da Federação para Paz Universal, do antigo Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban-Ki Moon, do antigo Presidente da União Europeia, Durão Barroso, do Deputado do Parlamento da Coreia do Sul, Lee Joo Yong, do Primeiro-Ministro de Camboja, Sandedre Hui Sem, do Presidente Jemny Morales, da Guatemala, e do Vice-Presidente da República de Miamar (antiga Birmânia). Todos defenderam com veemência e foram unânimes em reconhecer a importância dos esforços dos líderes nacionais, continentais e mundiais a favor da unidade em torno dos desafios globais como o aquecimento global, o uso partilhado e racional dos recursos naturais, contra o aquecimento global, e defenderam soluções alcançadas por via de negociações que favoreçam a partilha de benefícios, a substituição de unilateralismo por multilateralismo como forma de obter soluções nacionais e universais para problemas políticos e económicos locais e do Mundo.
Depois do intervalo para refeição seguiu-se a uma sessão de debate em que foram oradores os Deputados presentes. O temo foi, tal como em diferentes ocasiões programadas, a paz. E a propósito, foi dado ênfase a procura de paz entre israelitas e palestinos, a paz e unificação entre as duas Coreias e o fim das armas nucleares nesta península da Ásia.
No final dos trabalhos de hoje, os presentes foram homenageados com uma sessão cultural e um banquete que também serviram para a celebração do centenário do falecido fundador da Federação para Paz Universal Dr. Moon. A sessão de homenagem foi palco de inúmeros cantos e danças da rica e milenar tradição sul-coreana.
Dezembro 2020 »
Dezembro
SeTeQuQuSeSaDo
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031