Página Inicial Notícias ASPF celebra 25º Aniversário da Institucionalização PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL PRESIDE CERIMÓNIA COMEMORATIVA

ASPF celebra 25º Aniversário da Institucionalização PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL PRESIDE CERIMÓNIA COMEMORATIVA

O Presidente da Assembleia Nacional, Delfim Neves, presidiu, no último sábado, 22 de Agosto, na sala de conferência do Hotel Pestana, a cerimónia de comemoração do 25º aniversário da ASPF, Associação São-tomense para Promoção de Planeamento Familiar. No discurso de abertura, agradeceu convite e felicitou a Associação pela celebração. Delfim Neves realçou o contributo social da ASPF, referindo-se que tem ajudado a população em vários domínios da saúde.
Para Presidente da Assembleia Nacional, o sistema nacional de saúde ainda tem vários problemas, mas que a procura de solução tem merecido contributo de instituições privadas, realçando que “as associações e organizações não-governamentais e o sector privado têm funcionado como parceiros do Governo em matéria da assistência médica, ação de saúde pública, promoção de eventos e ações de sensibilização junto das nossas populações”.
Recorde-se que a Associação São-Tomense para a Promoção Familiar (ASPF), é uma ONG sem fins lucrativos, oficialmente registrado no dia 23 de Agosto de 1995, razão pela qual é celebrada esta data.
Desde então, ela promove e oferece serviços de saúde sexual e saúde reprodutiva, planeamento familiar, ajuda nas questões relacionados aos serviços de aborto seguro, maternidade segura e de luta contra as DST, Paludismo, HIV–SIDA, contra a Tuberculose, para mulheres, homens e especialmente para os jovens. A ASPF estabeleceu parcerias com sectores privados, públicos e outras organizações da sociedade civil com vista a promover o bem estar dos cidadãos em de São Tomé e Príncipe.
Este evento, contou ainda com a presença de vários convidados, com destaque para o Ministro da Saúde, Edgar Neves, e a Representante Residente da Organização Mundial da Saúde, (OMS), Anne Marie Ancia.