Página Inicial Notícias ANSTP participou na reunião preparatória da AP-CPLP em Brasília

ANSTP participou na reunião preparatória da AP-CPLP em Brasília

O Parlamento santomense tomou parte na reunião intercalar das Mesas dos Grupos Nacionais e preparatória da Quarta Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa que decorreu, de 27 a 28 de Maio, em Brasília.

De acordo com o relatório final do evento, Angola vai acolher, em Outubro deste ano,  a quarta Reunião da Assembleia Parlamentar da CPLP.

A realização da projectada Assembleia na segunda quinzena de Outubro próximo, na capital angolana, ainda depende de algumas articulações a serem feitas entre o Parlamento Angolano e a actual presidência da Assembleia Parlamentar da CPLP, assegurada por Timor Leste.

Durante os dois dias, parlamentares de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e S. Tomé e Príncipe abordaram, entre outras, questões inerentes à preparação da IV reunião dos Parlamentos da CPLP, à revisão do Estatuto e Regimento da Assembleia Parlamentar da CPLP, aspectos ligados à sede da Organização, seu secretariado permanente e a quotização dos membros.

A Rede das Mulheres da Assembleia Parlamentar da CPLP, que, paralelamente, se reuniu em Brasília, fez um balanço dos trabalhos realizados, tendo decidido que todos os parlamentos devem enviar até Junho, os relatórios referentes à implementação do Plano de acção aprovado em Díli, em Setembro de 2011.

Os deputados pronunciaram igualmente a favor do estreitamento  das relações com o Secretariado Executivo da CPLP, tendo em vista a participação em missões de observação eleitoral.

Da delegação santomense faziam parte os Deputados Albertino Bragança e José Viegas.

Espírito Santo