Página Inicial Notícias ANSTP - Consternação pela morte de Almeida Santos

ANSTP - Consternação pela morte de Almeida Santos

Na sequência do passamento de António de Almeida Santos, antigo Presidente da Assembleia da República de Portugal, o Parlamento santomense aprovou um Voto de Pesar, no qual enaltece o seu «extraordinário contributo à vida política e em prol da democracia portuguesa.»  

Para além de outros pormenores, lê-se no texto que Almeida Santos foi «fundador e Presidente Honorário do Partido Socialista português (…) proeminente advogado e jurista e figura prestigiada da vida política portuguesa.»

No Voto de Pesar, aprovado em Sessão Plenária e cujo texto é assinado pelo Presidente da A.N., José Diogo, manifesta-se consternação e endereça-se ao povo português a solidariedade e profundas e sinceras condolências.

De referir que o nome de Almeida Santos aparece na história do processo de libertação de S. Tomé e Príncipe, por ter sido o chefe da delegação, da parte portuguesa, no Acordo de Argel celebrado a 26 de Novembro de 1974. Por aquela altura, desempenhava o cargo de Ministro de Administração Interterritorial, enquanto a delegação do MLSTP era conduzida por Miguel Trovoada então Secretário de Relações Exteriores do referido Movimento.

Espírito Santo