Página Inicial Notícias Alcino Pinto e Vicente Guterres assinam Declaração Conjunta

Alcino Pinto e Vicente Guterres assinam Declaração Conjunta

Alcino Pinto e Vicente Guterres assinam Declaração Conjunta

Acto da Assinatura da Declaração Conjunta

No termo da visita oficial que o Presidente do Parlamento Nacional de Timor Leste efectuou a S. Tomé e Príncipe, foi assinada uma Declaração Conjunta, no dia 8 de Maio.

À luz do Protocolo de Cooperação que havia sido assinado em Díli entre os Presidentes dos dois Parlamentos, as partes visualizam «um Programa de Cooperação Técnico-Parlamentar, que se consubstanciará na implementação de projectos e à assistência técnica e administrativa aos serviços parlamentares, de modo a promover intercâmbio de funcionários e colaboradores, assim como o intercâmbio de informações.»

No documento assinado por Alcino Pinto e pelo seu homólogo Vicente Guterres, na sede do Parlamento santomense, defende-se a intensificação «do diálogo político ao mais alto nível em matéria de diplomacia parlamentar, visando ampliar os vínculos institucionais, comerciais, bem como outros, designadamente, o sector petrolífero, (…)»

No que concerne aos recentes actos eleitorais que tiveram lugar na Guiné Bissau, os dois dirigentes «manifestaram regozijo pela forma ordeira, e pacífica como as eleições decorreram.» Ainda nesse contexto, as duas partes «felicitaram o povo e as autoridades guineenses pelo elevado grau de civismo e de cidadania que demonstrou durante todo o processo eleitoral.

Os Presidentes formularam votos para que a 2.ª volta das Eleições Presidenciais decorra no igual clima de paz e tranquilidade, para que a Guiné-Bissau possa inaugurar uma nova etapa da sua Democracia e normalizar as suas relações com as instituições regionais e internacionais.», sublinha-se.

A assinatura da Declaração Conjunta decorreu na presença dos membros da delegação parlamentar timorense, que deixou S. Tomé, nesta sexta-feira, e de alguns Deputados à Assembleia Nacional e de outras individualidades.

Espírito Santo