As Comissões Eleitorais Distritais, a saber: Caué, Cantagalo, Mé-Zóchi, Lembá, Lobata e Água-Grande, já tomaram posse. O processo estará concluído, na próxima segunda-feira, 25 de Janeiro, com a tomada de posse dos membros da Comissão Eleitoral Regional.
Os membros têm pela frente a actualização dos cadernos eleitorais que consiste na inscrição de jovens que irão completar os 18 anos, até 30 de Junho próximo e aos cidadãos da CPLP que adquiriram a nacionalidade santomense, muito recentemente.
De salientar que estão previstas para meados deste ano de 2016 as eleições presidenciais em S. Tomé e Príncipe.
O Presidente da Comissão Eleitoral Nacional, Alberto Pereira, exortou aos membros das Comissões Distritais que, doravante, as suas cores partidárias ficam para trás e que agora fazem parte de uma só equipa. «Neste momento, agora, são todos membros da Comissão Eleitoral Nacional! O partido vos indigitou para pertencer à Comissão Eleitoral Distrital. Agora, nós vamos formar uma única equipa. Todos pertencemos à única e à mesma equipa.»
No acto de empossamento, os membros das Comissões Distritais Eleitorais juraram cumprir com as suas obrigações, como a Lei assim o determina. Enquanto isso, o Presidente da CEN, Alberto Pereira, assegurou que os trabalhos vão ter o seu começo, já dentro em breve.
Por exiguidade de meios, não poderá ser levado a cabo, pelo menos nesta fase, o recenseamento de raiz, contrariamente às previsões.
Espírito Santo