Página Inicial Notícias A ANSTP, como já foi anunciado, emitiu um Voto de Pesar em virtude da morte de Nelson Mandela, pelo que os leitores podem tomar contacto com o seu texto na íntegra:

A ANSTP, como já foi anunciado, emitiu um Voto de Pesar em virtude da morte de Nelson Mandela, pelo que os leitores podem tomar contacto com o seu texto na íntegra:

 

Voto de Pesar N.º05/IX/13

 

Tendo recebido com profunda consternação a notícia do desaparecimento físico de Nelson Mandela, figura ímpar da África e do Mundo que, mantendo-se em todas circunstâncias fiel às suas convicções e princípios, tanto pugnou pela liberdade, dignidade e igualdade no seio da sociedade sul-africana.

 

Considerando tratar-se do desaparecimento do primeiro Presidente negro da África do Sul, uma personalidade investida de extraordinária lucidez, profundo humanismo e um inexcedível sentido de tolerância e reconciliação que, em contexto deveras conturbado e sensível, desempenhou um importante papel na pacificação do país, o que lhe viria a merecer a atribuição do Prémio Nobel da Paz.

 

Associando-se ao sentimento de luto que ora perpassa por todo o Mundo.

A Assembleia Nacional vota, nos termos do n.º1 do artigo 89.º do Regimento da Assembleia Nacional, o seguinte:

1.     Exprimir a sua mais sentida dor por esta perda, bem como pelo que ela significa para a África do Sul, o Continente Africano e o Mundo.

2.     Honrar a memória de Nelson Mandela pelo exemplar contributo por si prestado à vida política sul-africana e pelo inspirador e universal legado que deixa à humanidade.

3.     Endereçar à família enlutada e ao povo sul-africano a sua solidariedade, bem como as mais profundas e sentidas condolências.

Publique-se. -

Assembleia Nacional, em São Tomé, aos 9 de Dezembro de 2013.

O Presidente da Assembleia Nacional,

/Alcino Martinho de Barros Pinto/