Página Inicial Notícias 5ª Comissão Especializada Permanente Visita Distrito de Cauê

5ª Comissão Especializada Permanente Visita Distrito de Cauê

5ª Comissão Especializada Permanente Visita Distrito de Cauê

Deputados de STP

A Quinta Comissão Especializada da Assembleia Nacional, deslocou esta quinta-feira, 16 de Maio, ao distrito de Caué, onde foi recebido pelo Presidente da Autarquia local.

 

No quadro das suas atribuições esta Comissão agendou vários encontros, nomeadamente com o poder local e Polícia Distrital, com o objetivo de verificar in-loco as dificuldades que as mesma enfrentam, tendo em conta a sua atuação direta a população.

 

A Vice-Presidente, Celmira Sacramento fez um balanço positivo, dizendo que “nesse encontro trabalhamos varias questões relativamente ao género, família, empreendedorismo, ativismo”.

 

Celmira disse ainda que “centralizou-se mais a questão com relação a família” um tema que tem chamado muito atenção “falamos também com o comandante da policia distrital com relação a violência domestica e vimos que em Caué essa questão tende aumentar”.

 

“Frisamos também com os responsáveis camarário a questão de menores na rua, felizmente em Caué não há crianças de rua” – disse a Vice-Presidente para depois acrescentar que “na Camara particularmente ouvimos o Presidente, que falou de alguns programas que tem com a população local, os jovens, e a intenção da criação de uma associação juvenil”.

 

“Deixamos algumas recomendações, e depois a Comissão irá elaborar o relatório e depois para submeter essas questões a mesa da Assembleia Nacional para depois agendar-mos os próximos passo ” – disse a Vice-presidente da Comissão Especializada, Celmira Sacramento.

 

Já o Presidente da Camara de Cué, Firmino João Raposo, ao falar a imprensa disse que “este encontro foi extremamente importante” – porque vem constatar como está o distrito em relação a família, juventude desporto e coesão social.

 

“Falamos também sobre o orçamento da Camara” – proferiu Firmino Raposo, para depois finalizar dizendo que a sua instituição quanto a violência doméstica “estamos a trabalhar com a população junto as famílias no distrito, a policia e as escolas e as igrejas de maneira a resolver este paradigma que tende a aumentar no distrito”.

 

Nesta visita, a zona Sul da Ilha de São Tomé, a 5ª Comissão além da visita a Camara de Caué, visitou o Comando Distrital e o Hospital local.

 

A delegação composta por deputados das três bancadas parlamentares, nomeadamente, ADI, MLSTP/PSD e a Coligação, PCD-MDFM-UDD, recorde-se efetuou na semana passada uma visita igual aos distritos de Lobata e Lembá.