Página Inicial Notícias 3ª Comissão visita infra-estruturas de saúde em distritos do centro e sul de S. Tomé

3ª Comissão visita infra-estruturas de saúde em distritos do centro e sul de S. Tomé

Os deputados membros da Comissão Especializada para os Assuntos Sociais efectuaram visitas aos distritos de Me-Zochi e de Cantagalo, no dia 8, para se inteirarem do nível de funcionamento dos centros de saúde locais.

As constatações são similares, tanto num como no outro estabelecimento, de acordo com as declarações feitas à imprensa pela Presidente da Comissão. No termo da visita ao Centro de Saúde de Cantagalo, a Deputada Isabel Domingos pontuou.

«O problema que se coloca é o mesmo também. É o único da área de saúde de Cantagalo que faz o internamento. No entanto, também, só têm seis camas, e, quando muito, também colocam uma maca, fazendo 7 . E estamos a falar numa área de saúde, toda ela concentrada neste centro de saúde.

A necessidade de construção de um centro maior já se coloca há algum tempo a essa parte. Eu acredito que já foram colocadas essas necessidades e entendo que em tempo útil poderá ser dada respostas.

Temos também a questão da água, tem uma canalização que não se adequa no centro. A água circundante não é potável. Logo, um conjunto de constrangimentos aqui que dificultam muito o trabalho dos técnicos diariamente.  

Temos uma farmácia com um aparelho de ar condicionado que está obsoleto há algum tempo. Sabemos que os medicamentos dependem muito da sua conservação. Também estamos preocupados com o tipo  de medicamentos que estão a ser consumidos pela população, uma vez que não há garantia de uma boa conservação desses medicamentos.

Os administradores das duas áreas nos dizem que têm conseguido fazer , a partir da recuperação de custos, alguma gestão de aquisição desses   medicamentos para dar primeiras respostas à população. Obviamente que isso não é total . Mas eu acredito que com o que vem do Governo e a gestão se consegue dar alguma melhoria. Não impede que se pudesse aumentar e que se pudesse encontrar uma forma de aumentar esses valores, obviamente que seriam bem-vindos.» revelou.  

  Espírito Santo