Página Inicial Notícias 3 de Fevereiro 2020

3 de Fevereiro 2020

O Presidente da Assembleia Nacional, Delfim Santiago das Neves participou esta segunda-feira, no acto central de 3 de Fevereiro, em comemoração do 67º aniversário do histórico Massacre de 1953. Esta actividade consagrada aos Mártires da Liberdade, foi presidida pelo Presidente da Republica, Evaristo Carvalho, e nela esteve também presente o Primeiro-ministro Jorge Bom Jesus e o seu elenco governamental, membros do Corpo Diplomático, confissões religiosas e milhares de participantes maioritariamente jovens que se fizeram presentes que marcharam para lá deste a Praça da Independência.

No final, interpelado pela imprensa Delfim Neves começou por felicitar a forte participação dos jovens, tendo sublinhado que “ temos de transmitir a juventude o conhecimento de nacionalismo e patriotismo, como forma de se resgatar a unidade nacional, rumo ao desenvolvimento sustentável do País”.
Neves disse ainda que “devemos aproveitar este dia para reflexão, reunir em família e resgatar a convivência familiar para transmitir a sociedade aquilo que deve ser a unidade nacional”.

No acto central o Presidente da República Evaristo Carvalho procedeu a deposição de coroa de flores e acendeu a chama da liberdade no Memorial dos Mártires do histórico massacre de 1953.
Como é de costume as comemorações ficaram marcadas pela tradicional marcha da liberdade que partiu da capital de São Tomé, distrito de Água Grande até Fernão Dias, distrito de Lobata. Não esquecida a parte religiosa, tendo sido preenchia por orações, palavras Bíblicas, dramatizações sobre a efeméride, entre outros actos celebrativos.