A solução dos problemas constatados na base de dados da Comissão Eleitoral Nacional passa pela vinda de um especialista estrangeiro ao país. Com vista a obter esclarecimentos atinentes à situação, a Primeira Comissão Especializada Permanente da Assembleia Nacional reuniu-se com os representantes da CEN, no dia 16 de Janeiro.
No decurso de algumas eleições, note-se, foram detectados alguns problemas com o kit de recenseamento e outras insuficiências, nomeadamente a eliminação de dados, de forma automática, que ainda persiste. «…É um técnico estrangeiro. Aguardamos a todo o tempo a vinda deste técnico para ultimar o trabalho de cadastramento, lavagem dos dados, para depois sabermos efectivamente se estamos em condições de poder realizar as eleições, fazendo o recenseamento que é necessário,» disse a Presidente interina da 1ª Comissão, Elsa Pinto.
O Presidente da CEN, Victor Correia, garantiu que melhorias estão a ser empreendidas, « Há uma parte que não está concluída, porque a conclusão dessa parte depende da vinda do técnico da empresa que forneceu estes equipamentos que, em principio, está em África do Sul a desenvolver melhorias para corrigir esses erros verificados.» precisou.
Espírito Santo